Crianças
atendidas
no HC recebem
brinquedos
artesanais

12/11/2015 - 15:51

A tarde desta quarta-feira, 12, teve um colorido diferente na área da pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp. Um grupo de mulheres levou grandes sacos de tecido recheados de brinquedos: ursos, naninhas, jogos da velha, nada comprado em loja, mas feito de forma artesanal, recortando e costurando, costurando e inventando. “Você começa a fazer, a cabeça vai funcionando” disse a artesã Maria Teresa Moreno, que desde agosto participa da oficina de artes manuais do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis) Guanabara da Unicamp.

A oficina é realizada desde 2009 e neste ano, pela primeira vez, as artesãs pensaram em doar a produção para crianças do HC. A Unicamp fornece os materias para a confecção dos brinquedos. “Levo tarefa para casa”, completou Maria Teresa, a recordista em quantidade produzida. No total o grupo entregou para o hospital 218 brinquedos feitos no maior capricho.

O grupo de artesãs pretende a partir deste ano, sempre repetir a dose, fazendo cada vez mais doações. A oficina ocorre nas “quintas criativas” do Cis Guanabara. A coordenadora, Maria Aparecida Bueno conta que trata-se de um projeto de extensão, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). “Esse ano foi só o começo”, afirmou outra artesã, Maria Lúcia dos Santos, que teve a ajuda da neta para confeccionar os brinquedos.

Algumas crianças se aproximaram dos sacos de brinquedo para escolher. Como Luana, que não acertava muito bem a cor da roupa da ursinha que ela queria. Outras crianças, que estavam internadas, inclusive bebês, receberam os brinquedos das mãos das artesãs. Os pais acompanharam. “Isso incentiva bastante e alegra as crianças”, afirmou o chapeiro Éder da Silva.