Enfermagem tem trabalhos

Professores e alunos da Enfermagem no Congresso

Estande da Unicamp

Um dos trabalhos premiados

Professores e alunos da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp participaram do “67º Congresso Brasileiro de Enfermagem” (CBEn) realizado entre 27 a 30 de outubro de 2015 no Centro de Convenções Anhembi em São Paulo capital. O CBEn contou com cerca de 4000 inscritos de todos os estados e 168 palestrantes. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e teve como tema – “Para onde caminha a Enfermagem Brasileira?”. Durante o congresso também ocorreu o “4º Colóquio Pan Americano de Historia de Enfermagem”.

A FEnf apresentou 45 trabalhos científicos na forma de pôster e comunicação oral. Dentre eles dois foram premiados: “Carga de trabalho de enfermagem em transplante de célula-tronco hemapoéticas - uma coorte” de autoria de Juliana Bastoni da Silva e Silva Regina Secoli e “Experiência de luto dos pais acerca da morte do filho neonato: revisão integrativa", de autoria de Larissa Rodrigues, Antonieta Keiko Kakuda Shimo, Elenice Valentim Carmona, Maria Helena Baena de Moraes Lopes e Claudinei José Gomes Campos.

Dos 30 cursos ministrados, três foram oferecidos por professores da FEnf e alunas do curso de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp. “O brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem a criança e família: uma tecnologia de cuidado avançado” foi ministrado pela docente Luciana de Lione Melo entre outras professoras. “Modelo de gestão Lean Helth Care” foi dado pelas alunas Alice Sarantopoulos e Gabriela Salim Spagnol, e “Curso teórico prático de nutrição parenteral e enteral” ofertado pela professora Maria Isabel Pedreira de Freitas entre outras docentes.

“Contamos ainda com a participação de 20 alunos que foram monitores dando apoio às atividades de forma integral com muito compromisso”, afirmou a professora Maria Silvia Vergilio, que é também presidente da regional Campinas da ABEn. Ela ressaltou ainda a participação das alunas Gabriela Spagnol e Andiara Bianchi Bruscagin Pin, com o grupo Circo&Cena, na apresentação artística com acrobacias em tecido na sessão de abertura do evento.

Durante o congresso dois livros foram lançados: “O que é este tal de Lean HealthCare?” de autoria de Li Li Min, Alice Sarantopoulo, Gabriela Spagnol e Robisom Calado e “ A história do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clinicas da Unicamp” de autoria de Wilma Aparecida Nunes e Maria Itayra Padilha. A UNICAMP tinha um estande montado para divulgação da Faculdade de Enfermagem e também as festividades dos 50 anos da universidade.