Museu Exploratório participa da
reabertura dos espaços do Museu
Dinâmico de Ciência de Campinas

09/11/2015 - 08:38

Nesta terça– feira (10), a partir das 10 horas, acontece o evento de reabertura dos espaços do Museu Dinâmico de Ciência de Campinas (MDCC), no Parque Portugual, em Campinas. O evento contará com apresentações artísticas, atividades da Eco Brinquedoteca e a Oficina Desafio, do Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp. A reabertura destes espaços se deve a um convênio firmado entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas, que é gerido pelo MC.

As instalações passaram por reformas e foram readequados, criando espaço para exposições e de convivência. Para a revitalização desses locais foi formada uma força tarefa entre as secretárias municipais de Cultura e Educação, Sanasa, IMA e Unicamp. Como primeira atividade conjunta deste convênio, o Museu Exploratório cedeu a Exposição “Energia que Move”, que estará aberta ao público.

Sobre o Museu Exploratório de Ciências – Unicamp
O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp teve seus trabalhos iniciados em 2005, e se coloca como um espaço de educação, lazer e acessibilidade social. Através de seus projetos multidisciplinares e interativos atua, sobretudo, na disseminação da cultura científica, estimulando a curiosidade e a construção do pensamento crítico.

Sobre o Museu Dinâmico de Ciência de Campinas
Embora não sendo uma instituição padronizada como as escolas, possui organização própria com caráter pedagógico, visando através de suas atividades contemplar instituições, escolas e estudantes dos diferentes níveis de ensino, tendo por enfoque principal, estabelecimentos oficiais, além do público em geral.

Sobre a Exposição “Energia que Move”
A exposição apresenta a compreensão dos processos básicos de transformação da energia, desde os seus primórdios até as diversas formas de utilização pelo homem contemporâneo, foi essencial para o seu uso. Destaca-se, em especial, a importância do Sol como nosso grande gerador de energia. Energia que, ao chegar à Terra sob forma de luz e calor, dá origem a quase todas as outras formas que utilizamos e, sobretudo, que mantêm a vida em nosso planeta. É por meio da energia dessa estrela, por exemplo, que os vegetais realizam a fotossíntese, transformando-se em alimento para outros seres vivos. Alguns dos marcos no uso da energia pela humanidade estão expostos através de quatro ambientes temáticos: Energia Natural, Geração de Energia, Energia Elétrica e Vida, onde demonstrações e maquetes apresentam alguns dos princípios básicos do uso de energia pela humanidade.

Reabertura dos espaços do Museu Dinâmico de Ciência de Campinas
Onde: Parque Portugal ( Lagoa do Taquaral) Portão 5