Educadora da Unicamp lança obra
sobre alfabetização contemporânea

30/10/2015 - 10:58

A educadora Francisca Paula Toledo Monteiro, da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp, lançou nesta segunda-feira (26) nas redes sociais o livro Alfabetização na Contemporaneidade: As Subjetividades Subtraídas, publicado pela Forma Escrita Projeto Editorial. A obra já está sendo comercializada no site da Editora e tem prefácio de Guilherme Toledo, docente da Faculdade de Educação (FE).

Em 128 páginas, a autora proporciona uma reflexão – a professores, profissionais da área da educação e saúde, pais e familiares e todos interessados pela aprendizagem das crianças e pelas mudanças de paradigmas – sobre as práticas de alfabetização na contemporaneidade e as questões sobre a subjetividade que são subtraídas nas escolas por meio de práticas homogeneizadoras.

Francisca explica que essa reflexão, embasada na Psicanálise e na Filosofia, acontece a partir da sua própria prática e de investigações como professora de crianças e formadora de professores(as). “O propósito é a busca de uma ética para a educação, de uma ética da diferença, em contraponto com o discurso da ‘deficiência’", diz.

A obra conta com a colaboração da professora da FE Lilian Nascimento. Ambas escreveram dois capítulos sobre Língua e Linguagem, e abordaram um estudo de caso de ato falho na escrita. Segundo Francisca, algumas redescobertas apresentadas no livro são que todos podem aprender e que as diferenças subjetivas (diferentes formas de aprender, ser e estar no mundo) têm sido transformadas em "deficiências" através dos discursos médico, pedagógico, psicológico, político, filosófico, entre outros.

A educadora descobriu, em seus encontros com crianças (os sujeitos de desejo para além das práticas escolares), que elas pensam e estabelecem hipóteses sobre o mundo, a vida, a escola e têm muito a ensinar; e que as trocas na escrita podem ser vistas e analisadas para além das regras de ortografia. “Esse projeto é de uma publicação sustentável, por isso os exemplares em papel serão impressos conforme demanda, para evitar desperdício de papel e o alto custo de produção”, relata a autora, que já organizou outros dois livros: Ética e Formação do Professor: Desafios da Educação Infantil; e Sustentar a Práxis: a Educação como Obra de Arte.