HC comemora três décadas
de vida e de serviços ao SUS

26/10/2015 - 12:15

/
Público no auditório da FCM

Público no auditório da FCM

Descerramento de placa - ala da Pediatria

Descerramento de placa - ala da Pediatria

Cármino de Souza, secretário de Saúde

Cármino de Souza, secretário de Saúde

Funcionário mais idoso do HC é homenageado

Funcionário mais idoso do HC é homenageado

Crósta deposita mensagem na cápsula do tempo

Crósta deposita mensagem na cápsula do tempo

O deputado federal Sinval Malheiros

O deputado federal Sinval Malheiros

O deputado federal Roberto Alves

O deputado federal Roberto Alves

O deputado estadual Barros Munhoz

O deputado estadual Barros Munhoz

O superintendente do HC, João Batista

O superintendente do HC, João Batista

Cápsula do tempo

Cápsula do tempo

O auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FC) da Unicamp é o espaço onde acontecem grandes eventos da Universidade. Nesta segunda-feira a comunidade do complexo hospitalar e de outras unidades da Unicamp foram comemorar os 30 anos de existência do Hospital de Clínicas (HC), em solenidade que reuniu autoridades institucionais, parlamentares, professores, funcionários, alunos e convidados. O HC da Unicamp é o segundo maior hospital público do Estado e soma uma mostra notável de feitos anualmente: 2,6 milhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, mais de 3,3 milhões de exames, 15 mil internações eletivas e de urgência e quase 15 mil cirurgias, o que equivale, em média, a 40 cirurgias diárias. Saiba mais sobre o HC.

Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos o reitor José Tadeu Jorge (que presidiu o evento), o coordenador geral da Universidade Alvaro Crósta, o secretário estadual de saúde Cármino Antonio de Souza, o diretor da FCM Ivan Toro, o superintendente do HC João Batista de Miranda, os deputados federais Sinval Malheiros e Roberto Alves, e o deputado estadual Barros Munhoz. 

Ivan Toro, que foi superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, salientou que o HC foi concebido para ser um hospital-escola. Em sua opinião, isto fez a diferença, porque ele não foi adaptado. O HC formou bem mais que 15 mil profissionais de saúde, que hoje estão espalhados por todo o Brasil e em muitos países. 

O secretário municipal de Saúde, Cármino Antonio de Souza, que foi aluno da oitava turma do curso de Medicina, disse que acompanhou a história do HC desde à época em que o hospital funcionava na Santa Casa e que a transferência para o campus universitário trouxe a possibilidade de instalação do Hemocentro (ao lado do Gastrocentro), órgão ao qual é ligado como médico e que até aqui já realizou mais de 1.300 transplantes de medula óssea. 

O deputado Barros Munhoz saudou o HC e enfatizou que o seu sentimento é de muita gratidão pelo trabalho que o hospital da Unicamp promove na macrorregião de Campinas e em outros EStados. O deputado Sinval Malheiros lembrou o fundador da Unicamp, professor Zeferino Vaz, que deixou o HC como legado à comunidade de Campinas. “É como todos os que trabalham aqui continuassem seguindo os passos do seu criador.” O deputado Roberto Alves exaltou o HC e salientou que daqui a 20 anos o hospital terá como desafio a colocação de novos profissionais de excelência e novas tecnologias para serem oferecidas em prol da sociedade. “O dinheiro aqui investido tem sido muito bem-empregado”, disse. 

Com a palavra o superintendente do HC, que também é médico, ele frisou que essa celebração do HC consagra três décadas de ações de cuidados à saúde da população. “Certamente os pioneiros não tinham ideia da extensão do que seria realizado", ressaltou, “mas foram eles que deram a partida a um sonho que é um orgulho de todos nós”. 

De acordo com João Batista, os desafios foram (e são) importantes e ajudaram (e ajudam) a sedimentar essa caminhada. Hoje o HC está completamente inserido na vida da comunidade. Foram atendidos nesses 30 anos sete milhões de pacientes, realizados 6.500 transplantes e 450 mil cirurgias nesses 30 anos. “Temos confiança na competência dos quadros do HC e no seu desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”, comentou. “Nossa tarefa será a de não permitir retrocessos.” 

O reitor Tadeu Jorge abordou o orgulho de ter uma unidade como o Hospital de Clínicas, a maior unidade da Universidade. Fez uma apreciação à sua atuação que, segundo ele,  está em sintonia com o projeto de implantação da Unicamp: de formar pessoas e prepará-las para o exercício profissional.  “Formar os profissionais é apenas uma parte. Preparar RH qualificados é outra”, sublinhou. “Mas isso também não basta. É preciso fazer extensão.” 

Na opinião do professor Tadeu Jorge, o HC tem cumprido o seu papel com altíssima competência e muito além do que Zeferino Vaz pensava. “Vocês fizeram muito mais do que a simples tarefa, extrapolando em muito as atividades propostas”, realçou. “Este atendimento é inestimável para a população atendida pelo SUS." O reitor prosseguiu dizendo que o posicionamento do HC o leva a ter um alto grau de reconhecimento e inclusive isso faz com que o seu esforço seja premiado. Por outro lado, entende que esse hospital, que faz um atendimento de nível terciário, deve contar com apoio e financiamento, características que permitirão o seu crescimento e aplicação de tecnologia compatível com seus avanços. "É impossível imaginar, por exemplo, uma situação de catástrofe na região de Campinas sem que haja a presença do HC, para fazer todo atendimento.” 

Depois da fala do reitor, os médicos João Batista, Antonia Teresinha Tresoldi e Mariana Zambom descerraram, com o reitor, uma placa alusiva a uma ala da Pediatria do HC que foi reformada nos últimos três meses com financiamento no valor de R$263 mil. Em uma segunda etapa, está previsto um aumento de área física na Pediatria, com a disponibilização de 20 leitos. A seguir, a Reitoria e o HC homenagearam o funcionário mais idoso em exercício profissional no HC, Onofre Matheus, que é técnico em radiologia, conferindo-lhe uma placa honrosa pelos serviços prestados. 

A comunidade do HC seguiu a pé para um jardim próximo à Superintendência do HC, onde foi depositada uma "cápsula do tempo" contendo cerca de 500 mensagens do público que esteve na solenidade da FCM, que serão abertas no ano de 2035, quando o Hospital de Clínicas comemorará o seu Jubileu de Ouro.

Comentários

Hospital de Clínicas - Lugar abençoado, amado e respeitado, que acolhe os feridos em sua dor. Orgulho brasileiro, exemplo de excelência. Onde são depositados esperanças, lágrimas, choro, suor e sorrisos. Lugar onde o ciclo da vida flui como um rio e faz pulsar um enorme coração, que a todos abraça, como uma amorosa mãe os seus filhos queridos. Através do Hospital de Clínicas a Unicamp projetou-se no cenário nacional. Honra-me trabalhar no Hospital de Clínicas há 26 anos e 4 meses. Todas as homenagens a este Hospital que aniversaria e, a cada dia que passa, parece nos mostrar que ele também tem alma. Parabéns, Hospital de Clínicas, a seus idealizadores e a seus comandantes atuais, pelos seus 30 anos.
João Roberto Tacco - Supervisor - Seção de Protocolo - HC - Unicamp - 1985 / 2015.

Email: 
tacco@hc.unicamp.br

Parabéns ao HC pelos seus 30 anos. Tenho orgulho em trabalhar neste hospital e sua excelência no atendimento que presta a população foi, e é construída, no dia-a-dia por todos os funcionários, desde os profissionais de assistência que atendem diretamente os pacientes até as pessoas que cuidam da limpeza. Parabéns a todos!

Email: 
rcsilva@hc.unicamp.br