Títulos da Unicamp são finalistas
da primeira fase do Prêmio Jabuti

23/10/2015 - 11:16

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de publicar a relação dos finalistas da primeira fase do 57º Prêmio Jabuti. A Unicamp é finalista em duas categorias: na categoria economia, administração, negócios, turismo, hotelaria e lazer, a Unicamp foi selecionada com o livro O Mundo Rural no Brasil do Século 21, de autoria de Zander Navarro, da Editora Embrapa/Instituto de Economia (IE). Na categoria tradução, a escolhida foi a obra Cancioneiro, de José Clemente Pozenato (Editora Unicamp em Coedição com a Ateliê Editorial).

O Cancioneiro - Concluído por volta de 1370, o livro Cancioneiro, de Francesco Petrarca, com tradução de José Clemente Pozenato e ilustrações de Enio Squeff, foi o principal modelo de poesia lírica amorosa no Ocidente. Nele, Petrarca abriu o caminho para uma poesia do sentimento, num jogo emocionante com a razão, e com uma nova linguagem. O que há de solene, de quase escultural em Dante torna-se variado, por vezes esvoaçante, em Petrarca. A fortuna favoreceu mais o primeiro, mas o segundo deixou marcas mais fundas, que perduram até hoje na poesia. São 366 poemas, sendo 317 sonetos, 29 canções, 9 sextinas, 7 baladas e 4 madrigais. O tema central é o amor, em vida e depois da morte de Laura. Mas há também poemas que nos situam no cotidiano do poeta, como o da velhinha, de manhã bem cedo, rodando seu tear. A Ateliê Editorial e a Editora da Unicamp põem nas mãos do leitor este patrimônio da poesia universal, com ilustrações que reconstroem uma visão do ambiente da poesia petrarquiana.

Conheça a relação completa dos selecionados.