Unicamp lança plataforma de blogs
científicos e treina pesquisadores

16/10/2015 - 11:24

Com o objetivo de criar um espaço compartilhado e amplo de discussão sobre ciência, o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, realizará nos dias 11 e 12 de novembro, treinamento com docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação da universidade, visando o lançamento do Blogring, uma plataforma de blogs científicos, já em construção. (Acesse a programação e inscrições).

A iniciativa tem o apoio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação, e tem como inspiração, a plataforma ScienceBlogs, a maior rede de blogs de ciência do mundo. Ao todo, são 194 blogs e mais de 1.1 millhões de acessos por mês.

O treinamento será realizado em dois módulos, com duração de quatro horas cada. No primeiro dia, os participantes receberão noções gerais e estatísticas sobre blogs de ciência e divulgação científica. No segundo, será fornecida a instrumentalização necessária para instalação, operação e manutenção dos blogs. Também serão dadas instruções para o uso de recursos multimídias diversos, formatação de conteúdo e interação nas redes sociais.

A proposta da Unicamp com o Blogring é criar mais um espaço de qualificação para o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvida na Universidade. “Nosso país necessita urgentemente avançar nas ações de divulgação e popularização científica, tendo como perspectiva a dimensão continental de nosso país”, disse Beatriz Jansen, coordenadora de Projetos do (EA)².

O participante que assim desejar terá a oportunidade de sair do treinamento já com a possibilidade de poder contar com o próprio blog, tendo o respaldo permanente do (EA)² no esclarecimento de dúvidas e suporte ao usuário. “Entendemos que as plataformas necessitam de atualização e acompanhamento constante de uma equipe técnica e especializada, quanto a isso os blogueiros da Unicamp poderão ficar tranquilos”, acrescentou Beatriz.

Convidada da programação para falar sobre divulgação e popularização científica, a pesquisadora do Labjor Vera Toledo considera que a iniciativa vislumbra um caminho sem volta, em que a ciência não está mais restrita ao ambiente acadêmico. “A divulgação de ciência é hoje um componente e suporte importante dentro das ações e atuações de um pesquisador. Deve ser um desdobramento das ações em sua pesquisa. Não é somente publicar para os pares, mas circular o conhecimento para diversos públicos”, disse Vera.