4º Cinfotec Unicamp aborda
segurança computacional

13/10/2015 - 12:21

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) realiza nesta quarta (14) e quinta-feira (15) o 4º Cinfotec Unicamp - Comunicação, Informação e Tecnologia na Unicamp. O evento, que ocorre das 8h45 às 17h00 no Centro de Convenções, tem como objetivo reunir os profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para compartilhamento de experiências e apresentação de casos de sucesso. 

De acordo com o superintendente do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), José Raimundo de Oliveira, o Cinfotec tem o formato de um congresso acadêmico, com palestras e pôsteres, promovendo uma valorização do que é feito positivamente pela comunidade universitária. Serão 6 casos apresentados oralmente e 22 pôsteres. As inscrições podem ser feitas pelo site ou no próprio Centro de Convenções. 

O tópico principal abordado no Cinfotec será segurança computacional. O superintendente associado do CCUEC e organizador do evento, Rubens Queiroz de Almeida, ressalta que as palestras de encerramento de quarta e quinta-feira serão abertas ao público. Na quarta-feira, o tema “Vida Digital” abordará os perigos do uso da internet e cuidados a serem tomados no aspecto da segurança. Na quinta-feira, o encerramento ocorrerá com a palestra “Esquadrilha da Fumaça e Aviação Civil. Liderança e Comprometimento”, na qual um ex-integrante da equipe de aviação discorrerá sobre liderança, trabalho em grupo e sobre o treinamento dos pilotos da esquadrilha. 

Rubens Queiroz lembra que uma solução apresentada ainda no primeiro Cinfotec foi absorvida pela Universidade: um software livre - que é um software gratuito e pode ser compartilhado - para backup, apresentado pela informática do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC). “A partir da apresentação do caso, começamos a investigar e hoje já efetuamos a migração total, conseguindo economizar uma quantia significativa”, afirmou Queiroz.  

A Universidade tem cerca de 80 núcleos de informática, 522 profissionais da Unicamp e 100 estagiários. O superintendente do CCUEC explica que todo ano é feito um levantamento das condições de tecnologia da informação (TI) na Unicamp e que houve um crescimento muito grande de dispositivos móveis, todos com número de patrimônio. “Houve um crescimento de 80% desde o último levantamento. O número de notebooks também cresceu, o que revela uma tendência natural”, observa José Raimundo. 

Ainda de acordo com ele, é difícil pensar numa universidade sem tecnologia da informação e comunicação, principalmente nos próximos anos, pois será a base do conhecimento e a base da interação entre os comunicadores. “É fundamental que tenhamos uma informática bem estruturada na Universidade. Esse compartilhamento de casos de sucesso é um modelo de participação que valoriza o trabalho das pessoas. Essa é a grande importância: que as pessoas vejam o que os colegas estão fazendo, informem e que tenham a dimensão real da TI”, justifica.

Rubens Queiroz ressalta a complexidade de assuntos ligados à área de TI, tais como conexão à internet com qualidade, proteção às invasões, ambiente seguro, garantia de que dados institucionais sejam preservados. Ele chama a atenção para a importância de se ter uma grande segurança nessa área. “São cerca de 21 mil desktops dentro da Unicamp. O nosso objetivo é reunir as inteligências, compartilhar as informações, para que as pessoas vejam as melhores formas de trabalhar e colaborar uns com os outros para que a informática dê agilidade para todos da comunidade acadêmica.”