Mostra Unicamp de Fotografias recebe
visitantes até o dia 30 desse mês

09/10/2015 - 16:21

/
João Frederico Meyer

João Frederico Meyer

Mostra de Fotografia

Mostra de Fotografia

Francisco de Assis, da Prefeitura

Francisco de Assis, da Prefeitura

Malu Arruda, da CDC

Malu Arruda, da CDC

Mostra de fotografia

Mostra de fotografia

Mostra de fotografia

Mostra de fotografia

Reunindo trabalhos da comunidade universitária formada por alunos, docentes e funcionários, a II Mostra Unicamp de Fotografia foi aberta oficialmente a partir da última quinta-feira (8), no Espaço Caso do Lago, no campus da Unicamp, em Campinas. Ao todo, a edição conta com 18 projetos expositivos, espalhados também pelo campus de Piracicaba, Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) e Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara). A visitação acontecerá até 30 de outubro e é gratuita.

Além das exposições, a II Mostra Unicamp de Fotografia conta também com oficinas práticas e teóricas e caminhada fotográfica. Todas as atividades são gratuitas. Para participar das oficinas é preciso providenciar inscrição antecipada.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, eventos de extensão como a II Mostra Unicamp de Fotografia colocam a produção universitária em contato com a sociedade e a natureza. “Sou amante da fotografia. Fico muito contente de manter esse espaço vivo, com os diferentes modos que a gente tem de olhar o mundo. Esse tipo de evento mantém viva a tradição da Unicamp”, destacou.

O fotógrafo e especialista em artes visuais Celso Palermo, do Instituto de Artes da Unicamp, é um dos organizadores do evento e fala sobre o potencial social e transformador da fotografia. “A fotografia não irá morrer, ela vai sempre se reinventar. A digitalização da imagem permitiu que todas as pessoas pudessem se transformar em fotógrafo, desencadeando um processo de auto representação. É uma manifestação política. As pessoas encontraram um meio de se autoafirmar enquanto indivíduos”, disse.

O funcionário Davi William Amâncio, da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural, participa da mostra com a série intitulada “A cada manhã, ontem (insinuações sobre a espera)”, em exposição na Odontologia do Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (Cecom). “Meu trabalho fala sobre a espera. Pessoas, coisas ou objetos que imaginaram que a espera seria breve e que alguém viria buscá-las logo em seguida”, explicou.

Francisco de Assis trabalha no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura da Unicamp e concilia seu trabalho diário com a paixão pela fotografia. Participando pela segunda vez da Mostra Unicamp de Fotografia, ele tem o seu trabalho exposto no CPQBA. “Fiz as maioria das fotos no próprio campus da Unicamp. Meu trabalho fala sobre estrelas, então todas as fotos foram pensadas dentro desse tema”, disse.

A série fotográfica produzida pelo funcionário da CDC Fábio Cerqueira explora as diversas nuances da temporalidade, a partir da passagem do tempo em diferentes superfícies. A casa de um artista plástico foi o cenário do seu trabalho. De lá, ele registrou a própria pele do artista, as paredes da residência e algumas de suas obras. “A proposta é mostrar a passagem do tempo a partir desses três aspectos da vida desse artista plástico: o corpo, a casa e a obra”, explicou.

Em uma performance silenciosa, o estudante do 3º ano de Artes Visuais da Unicamp Rafael Ghiraldelli refletiu sobre a efemeridade da função social dos espaços ocupados, marcando no chão com areia, a palavra “Efêmero”. “Historicamente, os espaços da Unicamp estão associados ao movimento estudantil e ao próprio corpo discente. São espaços de vivência que diminuíram em quantidade, em decorrência de mudanças no cenário político-social. A proposta é discutir como essas mudanças sociais interferem na função social do lugar”, comentou.

A II Mostra Unicamp de Fotografia é realizado pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS)  e Coordenadoria de Cultura (CDC) da Unicamp, e recebe o apoio do Espaço Casa do Lago, IA e Festival Hércules Florence. A Comissão Executiva é formada por Celso Palermo (Instituto de Artes), Antônio Scarpinetti (Assessoria de Comunicação e Imprensa), Danilo Negreti (Coordenadoria de Desenvolvimento Cultura), Fabio Cerqueira (CDC), Carmen Lúcia Rodrigues [Malu] Arruda (CDC) e Maria Alice da Cruz Paula (Grupo Gestor de Benefícios Sociais).