Colecionadores privados de fotografia são
personagens do livro de Fernando de Tacca

09/10/2015 - 15:50

/
Fernando de Tacca e os colecionadores de fotografia

Fernando de Tacca e os colecionadores de fotografia

Fernando de Tacca e os colecionadores de fotografia

Fernando de Tacca e os colecionadores de fotografia

“Colecionadores privados de fotografia no Brasil” é o novo livro de Fernando de Tacca, professor do Instituto de Artes (IA), lançado na abertura do IV Seminário Studium, que aconteceu nesta sexta-feira. O livro é o resultado de entrevistas com proprietários de seis coleções, atuantes no contexto da afirmação da fotografia brasileira enquanto críticos, curadores, pensadores e alguns também como fotógrafos. São eles, Joaquim Paiva, Nakagawa Matuck, Rubens Fernandes Junior, Silvio Frota, Eder Chiodetto e o casal Georgia Quintas e Alexandre Belém. 

“A fotografia tem sido tema de meu interesse há bastante tempo e percebi que, nos estudos fotográficos, praticamente não havia publicações sobre colecionadores particulares de fotografias modernas e contemporâneas. Daí, a ideia de um projeto nesse sentido”, afirma Fernando de Tacca. “Com exceção de Silvio Frota, já conhecia todos os colecionadores, que relatam a fotografia dos anos 1980, quando comecei a fotografar. Houve muita facilidade de contato.” 

Segundo o professor do IA, a pesquisa não focou a coleção e sim a figura do colecionador, visto que existem apenas dados fragmentados sobre cada um. “A preocupação foi saber quem é esse personagem, como pensa, como monta sua coleção. Todos foram muito generosos, pois por se tratar da reconstituição de uma trajetória de vida, as conversas foram longas e exigiu paciência para as dúvidas que surgiram depois. Por exemplo, para entrevistar o empresário Silvio Frota, não precisei ir a Fortaleza; conversamos na passagem dele por São Paulo, numa sala que ele mesmo alugou no hotel.” 

O livro está sendo distribuído gratuitamente, condição exigida para utilização dos recursos do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, que o autor conquistou em 2014. “Creio que reuni o grupo mais importante de colecionadores de fotografia contemporânea e moderna. Mas cito algumas coleções que estão dentro do contexto maior de ‘coleções de arte’, como de Marcoantonio Vilaça, Gilberto Chateaubriand, Figueiredo Derraz, Carlos Leal e Edmar Cid Ferreira, entre outras. A fotografia é parte dessas coleções de arte, o que exige outra metodologia, estando aí o mote para uma nova pesquisa”. 

Seminário Studium
Fernando de Tacca é também coordenador do IV Seminário Studium, que tem como tema “Os lugares do fotográfico na cena contemporânea” e é organizado pela revista Studium, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e Museu de Artes Visuais (MAV). A palestra de abertura foi concedida pelo professor Jorge Coli, que falou sobre “A fotografia, o tempo, a morte”. O evento prossegue com “Relatos e imersões em grandes eventos fotográficos”, em 16 de outubro; “Encontro com o artista: trajetórias e processos criativos”, em 30 de outubro; “Coleções museológicas: perspectivas e ações”, em 6 de novembro; e, paralelamente, a mostra “O Personagem fotógrafo no cinema”, aberta de 13 a 16 de outubro, na Casa do Lago.