Orlando Carlos Furlan
assume a direção da DAC

05/10/2015 - 13:45

Público composto por autoridades, diretores, professores, alunos e familiares

Assinatura do termo de compromisso e posse

Público acompanha solenidade de posse

Os cumprimentos após a posse

A Diretoria Acadêmica da Unicamp (DAC) tem um novo coordenador: Orlando Carlos Furlan, que até a semana passada exercia a função de Assistente Técnico de Unidade (ATU) no Instituto de Economia (IE). A cerimônia de posse ocorreu no auditório II da APFU (DGA),  na última sexta-feira (2) e  foi presidida pelo reitor em exercício e coordenador geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. Furlan substitui na DAC Antônio Faggiani, que dirigiu o setor entre 1987 e 2015. Compuseram como extensão da mesa diretora da sessão solene, os pró-reitores Teresa Dib Zambon Atvars, de Desenvolvimento Universitário; Gláucia Maria Pastore, de Pesquisa; Luís Alberto Magna, de Graduação; João Frederico da Costa Azevedo Meyer, de Extensão e Assuntos Comunitários; e a coordenadora associada da DAC, Zilda Aparecida Rodriguez.  Também estiveram presentes autoridades, diretores de institutos e faculdades, professores, funcionários, alunos e familiares de Orlando e Faggiani.

Em seu discurso de posse, Furlan ressaltou ações do planejamento estratégico a serem desenvolvidas pela DAC em 2016. Disse que seu grande objetivo será o da consolidação de uma administração acadêmica integradora, com processos revisados, informatizados, com constante atualização tecnológica e descentralizados de forma balanceada. Orlando lembrou o legado deixado por Toninho e sobre sua importância na trajetória da DAC. “Para minha sorte, tenho a felicidade de ter bons exemplos para seguir. Antônio Faggiani deixa um legado construído com seriedade, profissionalismo, com sabedoria e clareza sobre a missão da DAC e que muito facilita a transição. O Toninho da DAC é muito mais que um diretório acadêmico. Virou referencial, uma lenda, um ícone, um grande exemplo. A história acadêmica da Unicamp tem sua marca de dedicação”, disse.

Orlando agradeceu ao IE, onde trabalhou por quase 34 anos. Furlan fez parte da equipe inicial do IE, onde se manteve como ATU desde 1993. Lançou, recentemente, o livro "Atitude vencedora: faz toda a diferença”, em que desafia o leitor a desenvolver atitudes vencedoras e conquistar o sucesso que tanto almeja.

O coordenador geral da Unicamp agradeceu a Fernando Sarti, diretor do IE presente na plateia, pela colaboração na transição.  Crósta lembrou a integração recente da DAC à CGU, por ser mais estratégico devido às ações que desenvolve, e o avanço referente às assinaturas digitais dos diplomas, que até recentemente eram assinados um por um.  Quanto a Orlando, afirmou que tem “plena confiança que os desafios colocados serão alcançados”.

Orlando, Toninho e Crósta em solenidade de posse

Aposentadoria
O novo coordenador assume o lugar de Antônio Faggiani, o Toninho da DAC, que está se aposentando após quase 48 anos de trabalho na Universidade por força da aposentadoria compulsória. Em sua mensagem de despedida, lida pela funcionária da DAC, Nilza Amasília Antônio, Toninho lembrou de situações ocorridas ao longo de sua trajetória, como algumas vivenciadas com alunos que voltavam à sua sala para mostrar seus diplomas conquistados. Também citou importantes evoluções da DAC, como a implantação do remanejamento interno de curso. Agradeceu a todos que tiveram participação em sua trajetória na Universidade e mencionou a coincidência de sua primeira chefe em um órgão de administração acadêmica ter sido Diva do Amaral Furlan, mãe de Orlando, presente na plateia. Não quis enumerar suas realizações, mas aquelas que precisam ser continuadas, como a revisão dos processos da vida acadêmica e conclusão da migração do sistema de controle para o novo ambiente. “A DAC é realmente uma equipe, cuide bem dela e você será bem sucedido”, disse a Orlando.

Crósta lembrou que a história de Toninho se confunde com a da própria Universidade, que completa 49 anos nesta segunda (5). Toninho é um dos poucos funcionários a receber o título de servidor emérito da Unicamp, o que ocorreu em 2009. Naquela oportunidade, o então reitor Tadeu Jorge proferiu as seguintes palavras a respeito de Toninho: “vocês têm aqui um exemplo, espelhem-se nesse exemplo e certamente vocês serão pessoas bem sucedidas”.  Toninho deve seguir agora com a agricultura orgânica, mas deixa um recado: “a essa altura da vida e dos meus 48 anos de Unicamp eu me sinto no direito de dar um pequeno conselho aos mais jovens funcionários: por mais simples que seja o trabalho que você execute, sinta orgulho em realizá-lo, pois você está colaborando para o crescimento da Unicamp e para a formação de melhores profissionais”. Ao final da solenidade, Toninho e Orlando receberam homenagens entregues por Zilda Rodriguez.

Toninho da DAC se aposenta