APOIO GGBS

Semana da Nutrição

Comemorações de 30 anos da nutrição encerram-se com concurso de culinária

Fotos: Gabriela Troian

No Dia Mundial da Alimentação, nada como ter à mesa vários pratos saudáveis para degustar. Esta foi a “difícil” tarefa para os avaliadores do Concurso de Culinária da Diretoria de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas da Unicamp, que aconteceu dia 16 de outubro no restaurante do hospital. A primeira regra da competição era produzir uma receita à base de hortaliças ou frutas, de acordo com a diretora da DND, Harumi Kinchoku. O evento insere-se na programação de comemorações pelos 30 anos da Nutrição do HC.

Depois de abastado, o júri definiu como melhor prato salgado o de autoria de Ana Rita Portela Alves, funcionária do HC. Na mesma modalidade, conquistou o segundo lugar Alba Granzel Miranda, também do HC. Ocupou o terceiro lugar a servidora da área de Relações Públicas da Faculdade de Ciências Médicas Maria Aparecida Bezerra da Silva.

Doces à base de frutas. Alguém servido? A especialidade é de Maria Aparecida Diniz Marques, que conquistou os avaliadores de pratos doces com seu bolo gelado. Ou seria melhor um cheesecake de frutas vermelhas, feito pela segunda colocada Fernanda Aleixo? Mas muitos convidados, após a premiação, atacaram o cupcake de chocolate com biomassa da terceira colocada Andréa Afaz Bulgaria, do Gastrocentro.
“Alimento é o que dá vida. E mais que isso: é o que ajuda a curar por acompanhar o tratamento medicamentoso. É o caso específico do hospital”, reflete Harumi. Além de cuidar dos pacientes, a equipe, segundo a diretora, auxilia a família nos cuidados com a alimentação quando eles retornam para casa. “A nutrição é a área que mais oferece carinho ao paciente; é a parte mais prazerosa do tratamento”, acrescenta.

Um prato saudável oferece prazer por muito mais tempo por evitar doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. O ideal, segundo a nutricionista, é cuidar do intestino, onde é feita toda absorção. Então, além de frutas, hortaliças e cereais integrais, é preciso regar o organismo com muita água, conforme Harumi.

 

 


Notícias anteriores



mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais

mais