UniversIDADE: dia de
beleza na Casa do Lago

02/10/2015 - 11:43

/
Encontro na Casa do Lago

Encontro na Casa do Lago

Encontro na Casa do Lago

Encontro na Casa do Lago

Encontro na Casa do Lago

Encontro na Casa do Lago

Oficinas do evento

Oficinas do evento

Oficinas do evento

Oficinas do evento

Oficinas do evento

Oficinas do evento

Jorge Chiroma e Hiromi Miachiro

Jorge Chiroma e Hiromi Miachiro

Maria José ganhou uma massagem facial

Maria José ganhou uma massagem facial

Maria Carolina ensina cuidados com a pele

Maria Carolina ensina cuidados com a pele

Exposição de Neurociências, Oficina Desafio, oficinas de automaquiagem, autocuidado com o rosto, higienização facial, massagem antiestresse, cortes de cabelo, bateroterapia. Com essas atividades, reuniu-se nesta sexta-feira (2), no Espaço Cultural Casa do Lago, um grupo de 100 pessoas que integram o programa UniversIDADE, que desde o início deste ano passou a frequentar a Unicamp e que contempla o público-alvo da meia-idade. Desta vez, vieram para participar do evento UniversIDADE em AÇÃO, buscando integração.

Nas primeiras horas do dia, Alice Helena De Danielli, coordenadora-executiva do programa, já saudava os participantes que terão hoje um dia especialmente dedicado à beleza, dentro do contexto da Semana Internacional do Idoso, comemorada no mundo todo. O evento contou com o apoio do Museu Exploratório de Ciências, da Casa do Lago e dos patrocinadores. 

Dona Maria José Gomes, 70 anos, foi sorteada e ganhou uma higienização facial. Momentos antes, ela confidenciava às colegas que não queria fazer maquiagem. Deu certo. Foi contemplada com cuidados faciais. Ela, que trabalhou no restaurante do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, atuou por anos preparando a refeição de milhares de servidores. “Esse programa é maravilhoso. Continuo vindo à Unicamp todos os dias. Soube do UniversIDADE pela minha filha, que também trabalha no HC”, contou. 

Enquanto recebia uma massagem facial, ela conversava e contava o quanto sente falta do seu trabalho, de poder servir as pessoas. “A Unicamp é a minha segunda casa. Minha filha, meu genro, meu marido e meu irmão, todos trabalharam aqui e alguns ainda trabalham”, revelou. Muito motivada, ela comentou que frequenta as oficinas de ginástica e de dança, mas também de bordado e de pintura em tela. 

Outra Maria, a Maria Carolina Gambaro, além de participar do mesmo programa, também já está podendo retribuir o que aqui recebeu. Era ela, com suas mãos hábeis, que massageava a outra Maria. “Estou ensinando as pessoas como cuidarem da pele e como deixá-la mais saudável”, frisou. Maria Carolina trabalhou 27 anos na Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp. “Poder voltar aqui, depois de ter me aposentado, é tudo de bom”, comemorou. 

Cada participante tem uma história boa para contar e algumas razões por que vieram parar aqui. Hiromi Miachiro vem ao UniversIDADE desde o começo deste semestre. Ingressou no programa para acompanhar o marido, Jorge Chiroma, que vêm às atividades na Unicamp desde o começo do ano. Quase todos os dias estão no campus, ora para cantar no coral, ora para tomar parte das aulas de dança. “Estamos gostando muito e ficamos sempre motivados pois um ajuda o outro”, relatou Jorge. 

Para Alice Helena, esses depoimentos reforçam o valor desse programa e da sua perpetuação. Está indo além das expectativas, salientou, e descreveu que hoje são 555 cadastrados no programa, estando ativos neste semestre 385 ativos. “Os benefícios são o que há de melhor no programa. Esta é uma iniciativa da Unicamp que está ofertando ao público-alvo uma maior proximidade com a Universidade e propiciando educação a todas as faixas etárias – das crianças aos idosos. Está agregando valor a tudo o que faz, inclusive à extensão à comunidade”, pontuou.

Do ponto de vista pessoal, Alice Helena se sente recompensada por poder abraçar esse grupo e poder notar que essa ação está de fato mudando as suas vidas. “Não temos enfatizado aqui as limitações das pessoas e sim o que elas podem fazer. Devemos viver a vida como se tivéssemos os nossos últimos dez minutos”, salientou. A coordenadora, que é idealizadora do programa, sonha com a construção de um Centro de Vivência dos Idosos no campus da Unicamp, para que esse público possa exercitar o seu potencial. “Temos um grupo que vem aqui mesmo doente. Fico feliz de poder colaborar com essa pequena parcela da população, mas grande no desejo de superação”, frisou. A programação do evento desta sexta-feira prossegue à tarde com mais oficinas.