Studium lança edição 37

02/10/2015 - 09:20

Studium 37
A revista Studium, publicação virtual do Instituto de Artes da Unicamp, apresenta em sua edição 37 o resultado principal da pesquisa do professor Fernando de Tacca, contemplada no XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (Funarte/MinC): o livro Colecionadores Privados de Fotografia Brasileira (Editora Intermeios, São Paulo, 2015), com acesso gratuito ao PDF da publicação. Jorge Coli reflete sobre tempo, realidade e morte na fotografia, e surpreende ao fazê-lo analisando fotografias de origem pericial, nas quais encontra um lugar de beleza, por mais agressivas que nos pareçam aos olhos, e um lugar ilusório de um instante passado.

Georgia Quintas analisa de forma densa e minuciosa os álbuns de família da sociedade escravocrata canavieira de Pernambuco a partir do acervo da Coleção Francisco Rodrigues (Fundação Joaquim Nabuco). Carla Adelina Craveiro Silva e Marcelo Eduardo Leite contemplam em sua análise uma série de Thomaz Farkas, conhecido mais por suas atividades pioneiras na fotografia moderna brasileira. As fotos foram realizadas no Nordeste do país, com uma vertente documental, no encontro e convívio com muitos realizadores que formaram a conhecida Caravana Farkas. 

Pedro Vasquez liberta-se na Internet à busca de um imaginário pessoal, inspirado no conceito de museu imaginário, concebido por André Malraux. A partir de imagens extraídas do site Morgue File Free Photo Archive, cria um personagem e compõem uma trajetória de sua vida amorosa e de suas expectativas em relação ao futuro.

Paula Cabral centra-se em duas exposições referenciais ocorridas no MAM/SP a partir da coleção de fotografias do próprio museu, questionando classificações do fotográfico, que, quando inserido no âmbito das artes encontra fluxos libertários de sua condição mediática. Eric Danzi Lemos apresenta as origens da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia e sua importância no cenário museológico brasileiro a partir de seu início em 1990.

Vanessa Sobrino Lenzini mergulha nos arquivos do Boletim do Foto Cine Clube Bandeirantes, entre 1948 e 1951, e encontra relações com movimentos e associações internacionais de fotografia, principalmente com a “fotografia subjetiva” de Otto Steinert, como influência e atualização em suas criações.