Ópera celebra 50 anos

01/10/2015 - 00:57

Apresentação da ópera “Don Giovanni”

A apresentação da ópera “Don Giovanni”, de autoria de Wolfgang Amadeus Mozart, marcou na noite desta quarta-feira (30) a pré-abertura das comemorações pelos 50 anos da Unicamp, a serem completados oficialmente em 5 de outubro de 2016. O Theatro Municipal de Paulínia ficou lotado com a presença de dirigentes, professores, estudantes e funcionários da Universidade, bem como de integrantes da comunidade externa. Nesta quinta-feira, a obra será encenada novamente, no mesmo local, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos com antecedência.

Antes da apresentação, o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, representando o reitor José Tadeu Jorge, deu as boas-vindas ao público. O dirigente destacou que a Unicamp nasceu com a missão de inovar e de estar à frente do seu tempo. Segundo ele, a Universidade surgiu pequena em tamanho, mas grande em suas ambições. “Hoje podemos comprovar, com imensa alegria, que as melhores expectativas dos nossos fundadores, tendo à frente a destacada figura de Zeferino Vaz, tornaram-se uma realidade”, disse.

O coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta e Ítala Maria Loffredo D'ottaviano, coordenadora da comissão 50 anos

A Unicamp, prosseguiu o coordenador-geral, é uma das melhores escolas de nível superior do mundo e líder na formação de recursos humanos qualificados e preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. “A Unicamp também é líder em pesquisa e na interação com a sociedade. Portanto, o momento e de celebração. É para isso que estamos aqui hoje, na pré-abertura das comemorações do cinquentenário da Universidade. Convido-os a participar da excelente programação elaborada para esta ocasião memorável, que tem início hoje com a extraordinária obra de Mozart, Don Giovanni”.

A assessora especial da Reitoria, professora Ítala Maria Loffredo D'ottaviano, coordenadora da comissão organizadora das comemorações, destacou que os 50 anos da Unicamp serão celebrados ao longo de um ano, por meio de uma programação que contemplará uma série de eventos nos campos científico, acadêmico, artístico e cultural. “Quero convidar a todos para a cerimônia oficial de abertura das comemorações, que ocorrerá no próximo dia 5 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas. Nós decidimos iniciar a série de celebrações com um evento artístico. A ópera Don Giovanni que vocês vão assistir foi totalmente montada, encenada e dirigida pela Unicamp, o que nos dá grande satisfação”, declarou.

A professora Ítala observou que, no cenário internacional, uma universidade com 50 anos de vida é considerada muito jovem. “Mas a nossa Universidade, com apenas 50 anos, tornou-se sem dúvida uma das melhores do mundo. Além executar as suas atividades-fim –ensino, pesquisa e extensão -, a instituição tem procurado de forma muito intensa cumprir o seu papel social. O nosso lema ao longo desta comemoração consiste em reafirmar um dos maiores desafios da universidade pública, que é justamente o seu compromisso social. Entre as atividades programadas para os próximos 12 meses, várias mostrarão que a Unicamp pretende não somente continuar dando conta das suas atividades-fim, mas também manter o protagonismo na discussão das questões de interesse do país. Muito obrigada pela presença de todos”.

A montagem da ópera “Don Giovanni” tem direção musical e regência do maestro Abel Rocha [titular da Orquestra Sinfônica de Santo André], direção cênica de Matteo Bonfitto [professor do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp] e coordenação de Angelo Fernandes [diretor do Ópera Estúdio]. A peça conta, ainda, com o Coro Contemporâneo de Campinas, do IA-Unicamp, que é regido por Angelo Fernandes e formado por 40 alunos de graduação e pós-graduação em Música. O elenco reúne os cantores Willian Donizetti, Volnei dos Santos, Raíssa Amaral, Daniel Duarte, Susana Boccato, Fernando Barreto, Ana Beatriz Machado e Raphael Domeniche.

Theatro Municipal de Paulínia

Apresentação da ópera “Don Giovanni”

Maestro Abel Rocha