IFGW inaugura sala para
experimentos em óptica

17/09/2015 - 16:01

/
Professor Lunazzi

Professor Lunazzi

Inauguração no Laboratório de Plasma

Inauguração no Laboratório de Plasma

Professor Newton Frateschi

Professor Newton Frateschi

Inauguração no Laboratório de Plasma

Inauguração no Laboratório de Plasma

Clarice, aluna do Colégio Rio Branco

Clarice, aluna do Colégio Rio Branco

O Instituto Física "Gleb Wataghin" (IFGW) da Unicamp inaugurou na tarde desta quinta-feira (17) um espaço no Laboratório de Plasma dedicado à óptica. O local começou a funcionar tendo como primeira atividade Veja a Luz como Nunca Viu, durante uma exposição com manipulação de experimentos de óptica, sob a responsabilidade do professor do IFGW José Joaquim Lunazzi, que é quem vai coordenar as atividades da nova sala.

Essa primeira exposição acontecerá todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 14 às 15h30, no local. Segundo Lunazzi, o evento terá três módulos no total: módulo 1 abordará a óptica geométrica (a luz será vista como raio), o módulo 2 a luz como ondas e o módulo 3 o que existe de mais moderno em termos de aplicação e pesquisa na área. Serão três meses de experimentos. “As pessoas devem entender que a ciência pode ser bonita, surpreendente, fascinante, não mágica”, ressalta.

Para fazer parte dessa atividade, as escolas interessadas terão que fazer um agendamento prévio com o professor Lunazzi. Os alunos do Colégio Rio Branco Campinas foram os primeiros a participarem dessa proposta. A intenção, informa o professor, é que alunos de outras escolas tenham uma maior aproximação com a Unicamp. Outro objetivo é divulgar a luz principalmente porque 2015 é o Ano Internacional da Luz, declarado pela Unesco. “Como trabalho há 50 anos com óptica, vejo que daqui a pouco estarei saindo da Universidade e tenho pressa de dividir todos os experimentos que acumulei ao longo desse tempo. Daqui a pouco eles podem deixar de existir”, salienta.

O evento, dedicado a diferentes públicos, principalmente a alunos do ensino médio de escolas de Campinas e região, foi acompanhado por docentes da Unicamp e pelo diretor do IFGW, profesor Newton Frateschi, além de alunos e interessados. Lunazzi fez uma sequência temática de experimentos durante a cerimônia de inauguração. Trata-se de experimentos originais, afirma ele, feitos com materiais caseiros. “Tudo isso foi possível graças ao financiamento da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) no valor de 6 mil reais, por meio de um edital Preac. A proposta à chamada da Preac foi disseminar a ideia do que é óptica”, conta.


Lunnazzi trabalha sobretudo com holografias, fotografias em 3D, imagens surpreendentes que, embora apareçam reais, surgem do suporte para o espaço como se fosse uma mágica. Apesar desse trabalho envolver física, envolve arte também, pois existem muitas tentativas artísticas para fazer com a luz. Falta, porém, conhecimento técnico. "E é isso que eu posso oferecer. A ideia é que o aluno conheça, manipule e ganhe mais base para fazer novos experimentos. Fungos, folhas e bichos também são dotados de luz própria. São seres luminosos”, expõe.

O professor Newton Frateschi explicou que é natural que esse evento sobre a luz tenha partido do IFGW, apesar de outras atividades sobre esse assunto estarem ocorrendo em outros institutos e mesmo no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. “Lunazzi trabalha com óptica em extensão e como instrumento de divulgação de ciência. Temos visto por aí laboratórios de ponta, sofisticados, onde apenas um aluno pode interagir com o experimento. Aqui as pessoas poderão ter mais acesso e ter menos medo de colocar a mão nele. Portanto, espero que os alunos participem e divulguem o que aprenderam.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio Clarice Lapresa, 16 anos, conta que sempre gostou de realizar experimentos e ver qual será o seu resultado. ”Como no momento estamos estudando óptica na escola, creio que essa nossa participação poderá ajudar muito nos estudos pelo nosso aprendizado na Universidade”, afirmou.

A sala inaugurada recebeu apoio, além da Preac, do IFGW, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e da Unesco. Mais informações a respeito do assunto podem ser obtidas no Facebook.

Comentários

Formidável iniciativa, com luminosas
possibilidades para tão especial campo
da física.
Parabéns e muitas realizações !

Email: 
regislobato@terr.com.br

Eu sou a esposa do Professor Lunazzi, eu sou testemunha da sua luta quase silenciosa, mas sem tréguas ... De seu entusiasmo por um mundo melhor. Ele trabalha muito, sem horários , de segunda a segunda... As vezes fico chateada pelo seu intenso trabalho, não sempre reconhecido, mas quem nasce com a luz de ensinar e deixar conhecimentos não pode desligar essa luz. Eu admiro profundamente...

Email: 
clunazzi@hotmail.com