Unicamp é uma das sedes
da Bienal Sesc de Dança

16/09/2015 - 10:50

A Unicamp é uma das sedes da 9ª Bienal Sesc de Dança que será inaugurada nesta quinta-feira (17). O evento, que é uma iniciativa do Sesc-São Paulo e que se estende até o dia 27 de setembro, será aberto oficialmente às 19h30 no Sesc-Campinas. No campus da Unicamp, como parte da programação, será apresentado nesta quinta-feira o espetáculo "Multitudes", às 12 horas, no Marco Zero, localizado no Ciclo Básico da Universidade.

O espetáculo, de autoria da pesquisadora uruguaia Tamara Cubas, começa com uma multidão de corpos em luta, cuja ideia é mais enfrentar os limites do corpo de cada um: o cansaço, o tempo, o peso. "Multitude" já foi apresentada na Cidade do México, em Montevidéu e em Santiago do Chile. Segundo Carmen Lúcia Rodrigues Arruda, da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), a professora Tamara está promovendo em Campinas uma residência artística há cerca de uma semana, que conta inclusive a participação de vários alunos da Unicamp. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) está encabeçando essa iniciativa na Unicamp.

Além desse espetáculo, acontece na Universidade o workshop "Trilha sonora da dança, do artista Dudu Tsuda, e a Oficina "Produção em dança: artista produtor ou produtor artista", com a artista Gabi Gonçalves. Integram a comissão organizadora da Unicamp os professores Odilon Roble (Faculdade de Educação Física - FEF) e Holy Cravell e Cássia Navas do Instituto de Artes (IA).

O Sesc, o CIS-Guanabara, o Teatro José de Castro Mendes, a Estação Cultura, o Museu da Imagem e do Som (MIS) serão outros locais onde o evento ocorrerá e também em diversas praças e espaços públicos da cidade. Em 11 dias haverá mais de 80 apresentações de companhias de diferentes estados brasileiros e de outros países mostrando o universo da dança através de trabalhos que misturam movimentos, reflexões, provocações e pensamentos. Os ingressos já estão à venda em todas as unidades do Sesc do Estado e pela internet.

As oito edições anteriores da bienal ocorreram em Santos, litoral sul de São Paulo. Essa é a primeira vez que o evento é trazido para Campinas. A razão? Deve-se à importância da cidade e o fácil acesso a rodovias e ao aeroporto internacional. Também é fato que Santos já abriga um grande festival de artes cênicas e perfomáticas, que é o Festival de Teatro Ibero-Americano Miranda. Estão previstos para os próximos dias espetáculos, intervenções, instalações, debates, oficinas, lançamentos de livros e encontros. A programação completa da Bienal Sesc já está disponível no site do evento.