Comunidade universitária conhece

Evento no Centro de Convenções

Silvana é presidente do Grupo de Trabalho

Reitor José Tadeu Jorge

Remédios e produtos farmacêuticos vendidos a preços abaixo do valor praticado nas redes convencionais, disponíveis dentro do campus da Unicamp em Campinas. A comercialização será possível na Nova Medicarium, farmácia que deverá ser aberta à comunidade universitária e seus dependentes no início de 2016. A reforma do local onde a farmácia irá funcionar, onde havia um quiosque próximo ao bolsão de estacionamento da Reitoria, está prevista para começar em outubro, assim como o lançamento de um site, onde será possível fazer a adesão.

O evento para apresentação do projeto foi realizado na manhã desta quarta-feira, (16), no Centro de Convenções da Unicamp, com a participação do reitor José Tadeu Jorge, o coordenador geral Alvaro Penteado Crósta, os pró-reitores de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore e de Graduação, Luís Alberto Magna, além da coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) da Nova Medicarium, Silvana Pinheiro Migliaccio, e do coordenador geral do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) Edison Lins. Arnor Gomes da Silva, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, e Leonel Francisco Almeida Leite, diretor regional da Seccional de Campinas do Conselho Estadual de Farmácia, também estavam na mesa de abertura.

O projeto da Nova Medicarium foi inspirado na Caixa de Assistência dos Advogados, cuja receita advém de pagamento feito à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A farmácia da Unicamp funcionará nos moldes de uma cooperativa e seu sucesso dependerá de adesões, frisou a coordenadora do grupo de trabalho. “Nossa cooperativa precisa de adesões. Os recursos serão usados nos custos fixos e para a compra do lote de medicamentos. Nós fechamos parcerias com grandes laboratórios e tivemos acesso a descontos diferenciados”, afirmou Silvana.

De acordo com ela, o GT fez uma pesquisa com grandes redes de farmácia de Campinas e o preço que será praticado na Nova Medicarium será “imbatível”. Quem fizer a adesão deverá pagar entre cinco e R$ 35,00, dependendo do nível da carreira. “Nossa meta é chegar a um patamar de mensalidade fixa”, pontuou. Da mesma forma, a intenção é vender medicamentos a preço de custo, como faz a Caixa de Assistência dos Advogados. A antiga Farmácia Medicarium, funcionou no Campus no período de setembro de 2003 a junho de 2011.

Silvana destaca que o cooperado Unicamp ou Funcamp irá pagar apenas uma adesão, mas o direito de utilizar a farmácia será estendido aos pais, filhos e sogros. A partir do cadastramento no site a cooperativa irá solicitar a entrega de documentos que comprovem os vínculos familiares. “Nós fizemos esta apresentação para a comunidade porque precisamos medir a intenção de participações, precisamos de um mínimo de 4.500 adesões para que a farmácia consiga abrir”, pontuou. De qualquer forma, segundo Silvana, existe o compromisso de respaldo da reitoria para a abertura da Nova Medicarium.

A programação de apresentação do projeto no Centro de Convenções também incluiu as palestras “Farmácia Clínica e a Experiência da Farmácia Universitária da USP (FARMUSP)”, ministrada pela professora Silvia Storpirtis, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo; e “Pesquisa e Inovação Tecnológica a Serviço da Nova Medicarium”, do professor Rodrigo Catharino Ramos, coordenador do Laboratório Innovare e responsável pelo Laboratório de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

O projeto da Nova Medicarium conta com vários parceiros, entre eles a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), à qual caberá a verificação da qualidade dos medicamentos, com utilização de equipamentos e emissão de laudo técnico. A diretora associada da Faculdade, Celia Regina Garlipp, também presente no evento, salientou que a abertura da farmácia possibilita o desenvolvimento de pesquisas, extensão e formação para os alunos. “Em um primeiro momento os alunos vão atuar como estagiários atendendo a população e conhecendo a dinâmica de como é trabalhar dentro de uma farmácia desde o planejamento de sua organização, o atendimento, gerenciamento, planejamento de estoque e logística. Você tem que responder às legislações vigentes que regem um estabelecimento de saúde”.

O reitor José Tadeu Jorge elogiou o empenho do grupo de trabalho da Nova Medicarium. “Eles foram sábios em encontrar alternativas para os grandes problemas que a experiência anterior da Medicarium teve. A formatação do projeto com base numa cooperativa é essencial como viabilização do empreendimento, algo que não tem fins lucrativos e que reverte seus benefícios para os próprios interesses da instituição”.

Tadeu Jorge ressaltou o envolvimento da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, na formação dos estudantes e na produção do conhecimento por meio da pesquisa, ao mesmo tempo em que a farmácia ocupa seu lugar na extensão. “É um projeto com a cara da Unicamp, que une o Ensino, a Pesquisa e a Extensão contribuindo para solucionar uma questão importante na vida das pessoas”.