Palestra sobre alimentos funcionais
lota auditório da Biblioteca Central

16/09/2015 - 11:31

/
Lilian Cristina Buzioli, Gláucia Pastore, Armando José Geraldo e Edison Lins

Lilian Cristina Buzioli, Gláucia Pastore, Armando José Geraldo e Edison Lins

Armando José Geraldo, Prefeito do Campus

Armando José Geraldo, Prefeito do Campus

Público formado por estudantes de vários cursos

Público formado por estudantes de vários cursos

Saúde, qualidade de vida e combate ao desperdício de comida foram os temas debatidos pela professora e pró-reitora de pesquisa Gláucia Pastore na palestra sobre alimentos funcionais realizada nesta terça-feira (15). Organizada pelo Programa de Prevenção Contra o Desperdício, projeto desenvolvido pela Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus, a palestra lotou o auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes com mais de uma centena de estudantes de várias unidades da Unicamp e de outras universidades, além de profissionais da área de alimentação e nutrição.

A professora Gláucia Pastore avalia que a realização de programas como esse dentro da universidade são importantes para o conjunto da sociedade. "Somos um país que desperdiça alimentos, que são importantes por falta de conhecimento e atenção em nossa volta. Esses alertas devem ser dados, pois os alimentos podem prevenir doenças e garantir uma boa saúde. A instituição cumpre o seu papel ao realizar eventos como esse, pois a Unicamp é um centro de difusão do conhecimento". 

O público presente acompanhou a exposição da professora Gláucia Pastore sobre como os conceitos de alimentação e saúde, como os nutrientes presentes nos alimentos são transformados em energia para garantir o bom funcionamento do organismo e como esses compostos são fundamentais para a boa qualidade de vida. E, com as novas descobertas científicas e alterações de costumes, os próprios conceitos sobre alimentação vão sendo alterados com o tempo.

Gláucia Pastore também lembrou que o conhecimento é a principal arma para o acesso a alimentos adequados que possam garantir o bem estar físico mental e social. Uma alimentação adequada pode combater doenças e aumentar a longevidade da população, e com o aumento da idade da população, novas doenças podem surgir, colocando desafios para garantir a cura e a qualidade de vida de todos. E para isso é necessário não apenas aumentar o consumo de alimentos saudáveis, mas também diminuir o desperdício.

Dados obtidos junto a revendedores de hortifrutigranjeiros demonstram que existe um aumento na venda de seus produtos, no entanto não foi acompanhando por aumento do consumo por causa do desperdício e de hábitos alimentares errados. Frutas e hortaliças são importantes para nossa alimentação, e podem ser usadas na obtenção de fibras para nossa saúde. No entanto por causa da falta de conhecimento, da má conservação e do descarte de partes como talos e cascas desses alimentos que costumam ser jogadas fora, potenciais fontes de nutrientes acabam sendo desperdiçadas e deixando de ser usados para o benefício da saúde de todos.

Na Unicamp
Realizado desde 2004, o Programa de Prevenção Contra o Desperdício organiza uma série de iniciativas ao longo do ano que buscam conscientizar a comunidade da Unicamp sobre a importância do manejo correto e uso racional dos alimentos, água e energia nos restaurantes da universidade. “Neste ano tivermos algumas ações que podemos destacar como a entrega das canecas em conjunto com o Trote da Cidadania, a Semana Contra o Desperdício e a Semana de Nutrição, e todo ano fazemos uma palestra ligada a temas como alimentos, energia e cuidados com o ambiente”, afirma Lilian Cristina Buzioli, nutricionista e diretora da Divisão de Alimentação da Prefeitura do Campus. “Em 11 anos de programa nós já tivemos uma redução no consumo de copos, que passou da média de três copos e caiu para um copo por pessoa. Também temos uma redução das sobras de mais de 20% no Restaurante Universitário”.

O prefeito do Campus, professor Armando José Geraldo, destaca que o combate ao desperdício é uma necessidade para garantir uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade universitária. “O melhor mecanismo para evitar o desperdício é a conscientização. Não adianta você fazer vários programas se a população não ajudar se conscientizar e lutar contra o desperdício. A universidade faz o papel dela, mas o cidadão tem que ajudar também". O prefeito destacou que pelo grande volume de alimentos produzidos nos restaurantes universitários, a diminuição do desperdício acaba tendo um impacto importante da redução de custos e de geração de resíduos.