Dançaberta, do Instituto de Artes, estreia
o espetáculo '(Des) equilibrando avessos'

04/09/2015 - 13:52

O Grupo Dançaberta estreia nos dias 10, 11 e 12 de setembro, às 20h00, no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, o espetáculo (Des) equilibrando avessos, uma proposta de reflexão sobre as relações da mulher com si própria e com a sociedade. A apresentação, gratuita, discute como a colocação da mulher no mundo atual reprime sua natureza e a obriga a esconder seus instintos, afastando-a do conhecimento de si mesma. Livremente inspirado no livro: “Mulheres que correm com os lobos”, o espetáculo envolve as descobertas e as complexas relações internas do indivíduo.
O Dançaberta integra Grupo de Pesquisa em Dança e Educação Somática do IA da Unicamp. É dirigido pela professora Julia Ziviani, que atua no Departamento de Artes Corporais da Unidade. (Des) equilibrando avessos será encenado pelas bailarinas Ayumi Hanada, Cléo de Paula e Daniela Pistoni, com Juliana Silveira como assistente de direção. A concepção sonora é do pianista e compositor Marcelo Onofri, professor do Departamento de Artes Cênicas do IA. Ele estará tocando durante o espetáculo.
Em maio último, o Grupo se na University Colorado Of Boulder, nos Estados Unidos. Dançaberta, fundado em 2001 pela professora Julia Ziviani, integra em seus trabalhos técnica, poética e o processo de criação. Os métodos de educação somática utilizados na pesquisa buscam oferecer uma maior consciência corporal aos bailarinos ao trabalhar questões físicas, como articulações e respiração, até aspectos emocionais para desenvolver padrões de movimentos mais equilibrados, resultando em menor risco de lesões, entre outras vantagens. O espetáculo será gratuito, mas os organizadores avisam que a retirada de ingressos deverá ser feita uma hora antes. Informações: no e-mail ou pelo telefone 19-994928137.