Cepre celebra Setembro Azul em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

Docentes, alunos, funcionários, autoridades da Unicamp e usuários do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação “Gabriel Porto” (Cepre) reuniram-se na tarde de quinta-feira (3), no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, para comemorar o Dia Nacional do Surdo. Este ano, o Cepre enfatizou as relações familiares no contexto da surdez com a palestra “Família ouvinte e filho surdo: comunicação em foco”, da psicóloga da Unimep Clícia Assumpção Martanello de Conti. O outro palestrante foi o matemático da Universidade Federal de São Carlos, Rimar Ramalho Segala. Neto de avós surdos, ele também nasceu surdo e contou sua trajetória de vida. Ainda durante o evento ocorreu também o lançamento do livro “Sentidos no silêncio: práticas de linguagem com alunos surdos”.

“O surdo é um cidadão como outro qualquer e suas reivindicações são para que sejam respeitados no direito de usar a sua língua, a sua cultura e que possam ter um ensino de qualidade. Esse evento permite à sociedade brasileira receber informações sobre o uso da língua de sinais, identidade e cultura surda”, disse a coordenadora do Cepre e anfitriã do evento, Angélica Bronzatto de Paiva e Silva.

Zélia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt, representando Rita de Cássia Montilha, chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM da Unicamp, disse que a comunidade surda vem conquistando direitos, mas apesar das políticas públicas não estarem completamente implementadas, “essa visibilidade permite que transformações ocorram nessa área e melhorem a vida do surdo”.

O pró-reitor da Unicamp Luis Alberto Magna destacou o esforço há mais de um ano da Pró-Reitoria da Unicamp entender as necessidades dos alunos surdos que frequentam a Universidade e estabelecer políticas para a inclusão deles no ensino superior e na pós-graduação. Esse esforço, revelou Magna, resultou na criação da Central de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), matéria do Boletim da FCM. “As aulas em libras são disponibilizadas no site da PRG. A TILS é hoje o bem mais precioso da Pró-Reitoria de Graduação”, disse.

Participaram da mesa de abertura do evento Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM;  Regina Yu Shon Chun, representando Christiane Marques do Couto, coordenadora da Comissão de Graduação do curso de Fonoaudiologia e Paulo Guimarães, representando Emmanuelle Lopes Guarrido Alkmin Leão, Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura Municipal de Campinas.

Dia Nacional do Surdo

O dia 26 de setembro foi oficializado em 2008 no Brasil como o “Dia Nacional do Surdo” pelo Presidente da República. Esta comemoração ocorre a nível mundial no último dia do mês de setembro, que ficou conhecida como “Setembro Azul”. É neste mês que estabelece a divulgação das lutas e conquistas da comunidade surda pelos seus direitos linguísticos e culturais. A comunidade surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em 2002 e homologada por Decreto em 2005. Tal decreto reconhece a Libras como a primeira língua do surdo, sendo o português considerado como segunda língua. Isso possibilitou a inserção de professores bilíngues e intérpretes nas escolas.