Unicamp recepciona novos
docentes e pesquisadores

31/08/2015 - 14:28

A Unicamp promoveu na tarde de sexta-feira (28) o 9º Encontro de Novos Docentes e Pesquisadores. O evento, realizado no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), teve o objetivo de recepcionar os profissionais recém-admitidos pela Universidade. Entre 1º de julho de 2014 e 30 de junho de 2015 foram incorporados aos quadros da instituição 159 professores, sendo oito deles nos colégios técnicos, além de dois pesquisadores.

Participaram da cerimônia o reitor José Tadeu Jorge; o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta; a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore; a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Atvars; o pró-reitor de Graduação, Luis Alberto Magna; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico Meyer; o diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e diretor do Instituto de Economia (IE), Fernando Sarti; e o assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação; Elias Basile Tambourgi.

Durante o encontro, cada dirigente fez uma apresentação da sua área, destacando os principais programas e ações. “Esta é uma oportunidade para que os docentes e pesquisadores recém-chegados conheçam a estrutura e os integrantes da alta administração da Unicamp. Queremos nos colocar à disposição de vocês durante o transcorrer desta jornada que está apenas começando”, afirmou Alvaro Crósta.

Ao dar as boas-vindas aos docentes e pesquisadores, Tadeu Jorge destacou alguns pontos do modelo que faz da Unicamp, segundo ele, a melhor Universidade do Brasil e uma das mais respeitadas no mundo. Um aspecto fundamental do sucesso desse modelo, prosseguiu o reitor, é o caráter indissociável das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Trata-se de um ponto essencial para a formação de recursos humanos qualificados e preparados para o exercício profissional”, disse.

Tadeu Jorge enfatizou, ainda, o elevado grau de excelência tanto do ensino de pós-graduação, que apresenta a maior média da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); quanto de graduação, que é um dos mais concorridos do país, apresentando uma média de 25 candidatos por vaga no Vestibular.

“Além disso, a Unicamp também mantém um forte relacionamento com a sociedade, seja prestando serviços na área da saúde, seja registrando e licenciando patentes, seja gerando conhecimento para a formação de novas empresas. Tenho certeza de que vocês vão contribuir para que a Universidade continue trilhando esse caminho e se torne uma instituição ainda melhor do que ela já é”, manifestou o reitor.