Grupo de Percussão da Unicamp participa

Grupu da Unicamp

Corredor Cultural

O pró-reitor Joni no lançamento do Corredor Cultural

A apresentação do Grupo de Percussão da Unicamp (Grupu) foi destaque durante o Festival Integrado de Cultura e Arte (Fica) 2015, realizado em Itajubá, MG, na noite do último dia 28 (sexta-feira). O Grupu, um dos mais ativos coletivos de percussão erudita do país, foi regido pelo diretor do Instituto de Artes (IA), Fernando Hashimoto. A exibição aconteceu no contexto do lançamento oficial do projeto Corredor Cultural, do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas – Regional Sudeste (Forproex Sudeste).

O Corredor Cultural Sudeste é uma iniciativa que prevê o intercâmbio de atividades culturais entre as IES públicas da região e conta com a participação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp e de seus órgãos. O projeto piloto, que está sendo realizado neste semestre, tem como objetivo estimular a circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos nas universidades públicas e institutos federais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. As ações ocorrerão por meio de festivais, mostras, espetáculos, palestras, intervenções, entre outros. A ideia é ampliar a oferta de programação cultural, fomentar o intercâmbio artístico, promover ações de mediação cultural, além de oferecer acesso à arte e à cultura nas comunidades em que essas instituições estão inseridas.

O Fica foi prestigiado pelo pró-reitor de Extensão da Unicamp, professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, coordenador adjunto do Forproex Sudeste; e contou com as participações de Karina Miranda da Gama, coordenadora geral de Cultura e Comunicação do Ministério da Cultura (MinC), órgão apoiador da iniciativa; de representantes de diversas universidades, entre elas a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), além de autoridades locais e público de Itajubá e região.

Representando ainda a Unicamp, também participaram Margareth do Carmo Vieira Junqueira, coordenadora de Desenvolvimento Cultural (CDC); Antonio Marcos de Moura, coordenador do Espaço Cultural Casa do Lago; e Carmen Lúcia Rodrigues Arruda e Danilo Mello Negreti, da área de Ação Cultural da CDC.