FEC realiza mais uma

Henrique Abade, da organização

Jorge Trabanco, coordenador do evento

A equipe vencedora

A Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp realizou, na última sexta-feira (28), o evento Enduro a Pé – Orienta FEC, na Fazenda Argentina, de propriedade da Universidade. Competiram 13 equipes, formadas por alunos, funcionários e professores. Ficaram com a primeira colocação Frederico Frigeri, Bruno M. M. do Nascimento e Victor P. Zaccharias; com a segunda colocação Vitor A. Pugliese, Caio C. Suguiuti e Antônio Lucas G. Tomaz; e com a terceira, Luiza C. da Luz, Lia dos S. Costa e Guilherme Frauches. Os ganhadores receberam respectivamente R$ 750 , R$ 300  e três vales de restaurante no valor de R$ 50.

A prova iniciou às 8h30 e terminou às 12 horas no prédio principal da FEC. Quem fez a prova em menor tempo, passando por todos os pontos obrigatórios da fazenda, ganhou a competição. Neste tipo de disputa, os participantes trabalham apenas com mapas e bússolas, e com orientações e coordenadas.

O coordenador da competição,  Jorge Trabanco, professor do Departamento de Geotecnia e Transporte da FEC, revelou que está negociando com a Federação Paulista de Orientação a possibilidade de submeter a prova às regras da entidade. A ideia é começar um mapeamento da fazenda já nos moldes de carta de orientação. “No próximos eventos, esperamos fazer a competição debaixo das novas regras. A princípio essa é uma competição interna mas, no futuro, quem sabe, a Unicamp abrirá as portas para a comunidade externa também.”

Prova
O diferencial para a equipe vencedora, conforme o aluno Frederico Frigeri, foi fazer uma boa leitura do mapa, visto que a prova não era de longa distância. "Quando a gente erra, acaba perdendo muito tempo. Recuperá-lo se torna mais difícil. Então tentamos manter um bom ritmo durante toda a prova", relatou.

O professor do Departamento de Recursos Hídricos da FEC Tiago Zenker Girelli fez a sua segunda participação no enduro a pé. Neste ano, competiu levando consigo os seus orientandos: Antonio Henrique Dutra e André Coelho. A equipe, chamada tio Ago, em homenagem ao professor, fez uma boa prova. Os participantes contaram que não fizeram nenhum preparo especial para o enduro. “Mas já fazemos de rotina academia e jogamos bola sempre que podemos. É preciso preparo pois a Fazenda Argentina tem um terreno bastante hostil”, comentou Antonio Henrique.

Organização
Nesta edição do evento (que acontece desde 2004), a organização ficou a cargo dos alunos da FEC Henrique Abade e Marina Pomaleski, e do professor Trabanco. Foram duas semanas de preparo para a prova. As equipes competiram em trios, exceto uma equipe, que fez a prova em dupla.

A promoção do evento ficou por conta da FEC em conjunto com a Semana de Engenharia Civil (SEC) e com a Atlética da Engenharia Civil (a XD). A competição foi apoiada pelo Centro Acadêmico e pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Os participantes encerraram a atividade, que trouxe um certo desgaste para eles, com um almoço de confraternização, planejado pelos próprios alunos.

De acordo com Trabanco, o enduro já se tornou uma tradição na FEC. A proposta é o envolvimento dos alunos no planejamento do evento. A expectativa é sempre muito grande, comentou ele, porque essa é uma atividade lúdica em que o aluno põe em prática os seus conhecimentos em topografia. Tem que saber se orientar com a bússola, com o mapa e com o Azimute: uma bússola que é ajustada consoante às coordenadas que se deseja seguir durante uma expedição.