UPA 2015: Visita à FCM começa cedo com centenas de alunos

Sábado é dia de passear pela Unicamp.  Principalmente quando ela está de portas abertas. O passeio pode ser com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho. A única coisa que não se pode é perder a oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, principalmente na área da Saúde. Graziele Borgonivi, 17, veio de Salto juntamente com seus pais Angela Maria Chimin Borgonivi e José Roberto Borgonovi, pretende fazer biologia mas também gosta de medicina, principalmente o funcionamento do cérebro. “Vou prestar biologia, biomedicina e engenharia ambiental. Vim para conhecer mais sobre o curso de medicina”, disse.

As amigas Lara Pinheiro Machado, Milena Soares Aranha, Gabriela Rodrigues da Silva e Ana Laura Vieira da Silva da escola Politec de Santa Bárbara d´Oeste e de Americana chegaram às 8h30 na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Não é a primeira vez que elas vêm para a UPA. Elas são ecléticas na escolha da profissão. Uma quer fazer Odontologia, duas pretendem fazer Arquitetura e Urbanismo e outra Letras. Duas vão prestar o vestibular como treineiras e as outras oficialmente. Mas o desejo é igual “Queremos estudar na Unicamp”, disseram.

Juliana Bullen e Amy Maitland são de Bauru e Miguel Rubira é de Campinas. Juliana quer Medicina, Miguel tem apenas 13 anos e veio ver “como são as coisas”. Ele pretende fazer Medicina. Já Amy é australiana naturalizada brasileira e pretende fazer designer. Chegaram ontem à Campinas e ficam até o final do dia. Eles vão visitar todos os estandes de atividades para conhecer melhor os cursos.

Já Ana Carolina Asano, Marcos Adriano Vaz Barbosa e Luiz Antonio Costa estudam na ETEC Bento Quirino. Marcos quer fazer Medicina e disse que não se vê fazendo outra coisa. “É algo fascinante você olhar para o paciente e poder ajudá-lo ou até mesmo salvar a vida dele”, disse. Luiz e Ana Carolina pretendem fazer engenharia elétrica. Todos vão prestar juntos o vestibular da Unicamp. “Vou conversar com pessoas da área para saber qual foi a rotina de estudos para passar aqui. Isso ajuda muito”, disse Luiz.