Em casa: famílias
passeiam pela UPA

29/08/2015 - 12:09

A chuva inesperada de agosto deu uma trégua e com o céu sem uma única nuvem, um dos maiores eventos da Unicamp pode brilhar novamente. O ritmo afinado do grupo Combo da Escola Livre de Música da Unicamp recepcionava os visitantes da UPA. Haja informação, haja gente, haja tempo para percorrer esse mundão que é a Unicamp. “Grande”, “uma cidade”, “impressionante”, diz quem vem aqui pela primeira vez. Imensidão de espaço e de gente.

Família Santos

Grandeza que é tão maior que cabe uma família enorme. Quem disse que a UPA é só para os alunos? Da família Maciel Santos, em casa só ficou o gato e o papagaio. A mais nova com 8 anos e a avó com 71, ao todo quinze pessoas seguindo os comandos de Angela Maria Maciel dos Santos. A lojista da cidade de Sumaré (SP) veio, de verdade, acompanhar a filha Eliana, interessada na Faculdade de Educação Físca (FEF), e o filho, Elieber Maciel Santos, que toca no grupo Combo. “A gente sai da rotina, distrai bastante”, comenta.

Dona Ceferina Ruiz e seu Juan Ramos, peruanos, seis filhos, quatro netos, há 30 anos no Brasil também vieram dar uma espiada na música do filho, que é trompetista. Pose para foto, eles seguiram o passeio, pela primeira vez conhecendo a Unicamp. Na esperança sempre de voltar e ver os netos formados em um dos tantos cursos oferecidos pela Universidade.

Juan Ramos e família

Numerosas ou muito pequenas, as famílias aproveitam para fazer um dia muito diferente na UPA. Arisa Ribeiro, a mãe, é pedagoga e pianista. A filha canta no Coral Zíper na Boca, o filho Ariel trabalha com logística, o marido é comerciante. Só a filha mais velha não veio hoje.  Arisa é a mais animada porque, afinal de contas, quer fazer pós-graduação em música na Unicamp e o evento é um bom motivo para dar um pulo lá no curso de Música, e saber um pouco mais. “Vim buscar informações não é?”.  Claro!

Arisa com o filho e o marido

Professores
No lugar das famílias que não vieram, lá estavam eles no corre-corre, tentado organizar tanta disposição dos alunos. As professoras e um colaborador do Serviço Social da Indústria (SESI) da cidade de Santa Rita do Passa Quatro simplesmente marcaram horário e local para encontrar todo mundo. O grupo de 38 alunos ficou livre para conhecer a Unicamp. “É muito importante para eles porque alguns realmente descobrem aqui o que querem prestar no vestibular”, observou Luciana Fantinato, professora de história.

Os alunos do SESI

O professor José Fabiany

Os 160 alunos do colégio Termomecânica, de São Bernardo do Campo, foram divididos em grupos por áreas de interesse. Há três anos vindo à UPA, os professores já tem experiência na melhor forma de fazer a visita. José Fabiany Pinheiro, docente de geografia, levou seu grupo para as unidades que concentram cursos de Ciencias Humanas. “Para o professor é um pouco cansativo mas ajuda muito os alunos, por isso estamos aqui."