É dia de visitar a Unicamp

28/08/2015 - 09:47

Sábado é o dia da UPA 2015 – Unicamp de Portas Abertas, que deve receber no campus de Barão Geraldo pelo menos 40 mil visitantes – entre estudantes de ensino médio e também do fundamental, familiares e público –, segundo estimativa da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). Até a manhã da véspera do evento já estavam inscritos mais de 32 mil alunos de quase 400 escolas, a maioria do Estado de São Paulo, mas também de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins. Eles terão a oportunidade de conhecer os diferentes cursos, salas de aula e laboratórios participando de atividades organizadas por todos os institutos e faculdades. Além de palestras e experimentos científicos, a programação da 12ª edição da UPA prevê apresentações artísticas e culturais durante todo o sábado, em pontos diversos do campus. (veja a programação completa)

“Ficamos muito satisfeitos em perceber que a UPA atinge as diferentes regiões do país, o que por um lado aumenta a nossa responsabilidade com a organização do evento, mas também mostra que a Universidade tem o seu mérito reconhecido por toda a população brasileira”, afirma o professor Alvaro Penteado Crósta, coordenador geral da Unicamp. “Neste dia, os visitantes poderão, além de ver como funcionam nossos laboratórios de ensino e pesquisa, dialogar com alunos e professores dos cursos que pretendem fazer, o que facilita sua tomada de decisão. Muitos, depois destes contatos, nos dizem: ‘agora tenho certeza do curso que quero, e quero aqui na Unicamp’.” 

Logo na chegada, na Tenda da Recepção montada no grande estacionamento do Ginásio Multidisciplinar, os estudantes receberão o Guia da UPA, contendo todas as atividades programadas para o campus e informações do Vestibular Unicamp 2016, e também sobre o PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social) e o ProFis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) – programas que serão temas de palestras no Centro de Convenções, assim os programas oferecidos pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). 

“Nossa expectativa é sempre de que os visitantes saiam daqui com o desejo de voltar para ser parte da nossa comunidade, percebendo que o PAAIS, por exemplo, democratiza o ingresso na Universidade e que todos, e em especial os alunos da rede pública, podem e devem fazer o nosso Vestibular”, incentiva Alvaro Crósta, ressaltando que o mencionado programa sofreu mudanças importantes, com aumento da adição de pontos às notas da primeira fase para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública – e mais pontos ainda aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. 

O coordenador geral da Unicamp abrirá a UPA 2016 às 9 horas, na mesma Tenda de Recepção, acompanhado de pró-reitores, do prefeito do Campus e outras autoridades. A abertura terá uma apresentação do Grupo Combo, da Escola Livre de Música (ELM) da Universidade. 

TI a serviço do visitante 
José Reinaldo Braga, assessor da CGU e coordenador executivo da UPA, informa que o evento conta com uma colaboração especial do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), que disponibilizou um aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, com o qual será possível ao upeiro se geolocalizar no campus e avaliar as rotas para chegar mais facilmente aos locais de visitação, além de acessar o portal da UPA com toda a programação. O aplicativo pode ser baixado no link.

Outra contribuição do CCUEC é uma mostra sobre “A evolução da tecnologia da informação (TI) no suporte às atividades da Unicamp”. Ela aborda a história dos processadores, armazenamento e interfaces homem-máquina com a exposição de equipamentos, painéis, palestras e projeções audiovisuais, proporcionando aos estudantes uma visão de passado, presente e futuro da história da informática e da tecnologia digital na Universidade. Há necessidade de fazer um pré-cadastro para as visitas. 

Atendimento em saúde 
Um serviço móvel para resgate e atendimento às urgências e emergências em saúde – sejam traumáticas, causadas por acidentes ou clínicas –, criado exclusivamente para a comunidade universitária da Unicamp, estará à disposição também dos visitantes da UPA. O Veículo Interno de Atendimento em Saúde (Vidas) funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, e fará plantão neste sábado nas imediações da Biblioteca Central, podendo ser acionado pelo telefone (19) 3521-6000. 

Brigada de monitores
Maria Luisa Custódio, coordenadora de Infraestrutura, Administração e Finanças da UPA, explica que pelo menos 150 monitores cuidarão da recepção, orientação e segurança dos visitantes durante o evento. “Para atender melhor o público, este ano ampliamos a praça de alimentação, que fica no estacionamento do Ginásio, onde acontece o desembarque dos ônibus. São 500 ou 600 ônibus que chegam praticamente ao mesmo tempo. Pedimos aos responsáveis pelas escolas que preencham antecipadamente os documentos de registro e identificação, a fim de agilizar o desembarque. Para facilitar o deslocamento dos visitantes dentro do campus, haverá quatro linhas de ônibus. As rotas para as unidades mais próximas estão demarcadas e podem ser feitas a pé. Haverá mapas em vários pontos do campus identificando as unidades e outros locais a serem visitados.”