II Encontro de Corais do CIS Guanabara
repete qualidade de primeira edição

27/08/2015 - 11:35

/
Coro da Escola do Auditório Ibirapuera

Coro da Escola do Auditório Ibirapuera

O trio Trappistas

O trio Trappistas

Trocam-se sacas de café por arranjos vocais com boa qualidade sonora. O que aconteceu no Armazém do Café em 25 de outubro de 2014, com casa cheia, deve se repetir em 29 de agosto (sábado), a partir das 17 horas, quando acontece o II Encontro de Corais do CIS Guanabara. Nesta edição, trocam o refino do açúcar pelo refino dos acordes os grupos Trappistas, Jupará, Coro da Escola do Auditório Ibirapuera, Coral Fundap e Coro do Conservatório Carlos Gomes de Campinas. 

Repertórios e resultados sonoros de alta qualidade. Estes bons predicados são atribuídos aos coros participantes pelo curador do Encontro, o maestro Wilson Nascimento, que, ao usar o mesmo critério de seleção em 2014, viu o espaço do edifício secular (construído em 1893) ser preenchido aos poucos por um público ávido por cultura. E mais gratificante: pela cultura de arranjos vocais. 

Os jovens da Escola Auditório Ibirapuera mostram que a música de qualidade tem seu lugar entre pessoas de todas as gerações. A seriedade, e ao mesmo tempo a alegria, com que tratam o ofício de cantar movimenta a agenda vocal, repleta de concertos corais e cantoria ao lado de artistas como Mônica Salmaso, Toninho Ferragutti, Fabiana Cozza, Banda Mantiqueira, Oswaldinho da Cuíca, Quinteto Preto e Branco, entre outros.

O trio Trappistas tem sido um dos principais difusores da música a capella executada por grupos vocais. Há mais de três anos, o trio, atualmente formado por Nei Santos, Pedro Cruz e Wilson Nascimento, cativa um público cada vez mais crescente em Campinas e outras cidades do Estado de São Paulo. Em novembro, os cantores se apresentam no Festival Cantapueblo, em Mendoza, Argentina, como convidados especiais. 

Um dos filhos do Coralusp (da Universidade de São Paulo), Jupará explora o repertório coral de diferentes épocas e estilos, com ênfase na música antiga. O repertório combina composições sacras e seculares, de acordo com a área de divulgação do Coralusp. O grupo é regido por Alberto Cunha.

Seja pela vertente erudita, popular ou folclórica de diferentes países, o Coral Fundap dedica-se há quase 20 anos à divulgação do canto coral. Sob regência de Cesar Cerasomma, o grupo é composto por cerca de 50 coralistas, funcionários da Fundação do Desenvolvimento Administrativo e pessoas da comunidade. 

Outro grupo convidado é o Coro do Conservatório Carlos Gomes, formado por alunos da disciplina de canto coral do curso técnico em música desta escola.

“Além de difundir cultura do ponto de vista artístico, o Encontro de Corais estimula a cultura de integrar pessoas, pois aproxima a sociedade da produção artística brasileira de qualidade – já que alguns coros vêm de outras cidades –, além de abreviar a distância entre a comunidade externa e a Unicamp, de acordo com Odair Marques, coordenador do CIS Guanabara. Ano passado, a presença do Zanzalá, de Cubatão, do Coral Unifesp, da Federal de São Paulo, e do Madrigal in Casa, de Campinas, enriqueceu o evento e agradou ao público. Foi emocionante”, diz Marques.

Serviço
II Encontro de Corais do CIS Guanabara
Dia: 29 de agosto
Horário: 17h00
Local: Armazém do Café do CIS Guanabara