Coursera-EUA anuncia investimento

26/08/2015 - 13:49

Gláucia Lorenzetti, gerente de projetos de MOOCs

Anjuli Gupta, representante do Coursera EUA

A representante do Coursera dos Estados Unidos Anjuli Gupta anunciou na Unicamp, nesta quarta-feira (26), um patrocínio da empresa para novos MOOCs (Massive Open On-Line Course). O anúncio foi feito durante palestra realizada em uma das salas da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Os cursos poderão ser produzidos pela Unicamp e oferecidos pelo Coursera, através da sua plataforma educacional aberta e gratuita. Segundo Gupta, serão injetados cerca de US$ 60 milhões em países como o Brasil, China e Índia, além de outros da América Latina.

Somente no Brasil são hoje 600 mil alunos do Coursera, que envolve uma parceria com universidades como a Unicamp, a USP, e a Fundação Lemann. “A nossa expectativa é que esse investimento leve ao crescimento no número de participantes por meio das três parcerias”, salientou.

Gupta também informou ao público que o Coursera irá lançar, a partir do mês de setembro, o uso da sua plataforma via telefone celular. Haverá disponibilização de um aplicativo cujo acesso será feito mundialmente tanto pela AppStore quanto pelo Google Play. Qualquer pessoa poderá fazer download desse aplicativo e se inscrever no Coursera. Assim, será introduzido a todos os cursos disponíveis.

A representante do Coursera enfatizou que a Unicamp é uma das universidades mais importantes desta parceria, uma das melhores instituições de ensino superior e que tem alunos muito interessados no conteúdo que vem sendo oferecido até aqui.

Da parte da Unicamp, estão sendo planejados quatro novos cursos para os próximos meses: Análise do Movimento, na área da Física; Português para Estrangeiros; Desenvolvimento de Aplicativo em IOS; e Arte em Videogames. Os três primeiros estão previstos para este segundo semestre e o outro para o ano que vem.

De acordo com Gláucia Lorenzetti, gerente de projetos dos MOOCs na Unicamp, agora será feita uma chamada para apresentação de propostas pelos docentes. Está sendo estruturado um processo interno para submissão e seleção das propostas. “Esses cursos, produzidos na plataforma Cousera, terão que ser formalizados na Escola de Extensão (Extecamp) como cursos de extensão”, explicou.

Os cursos do Coursera são on demand, ou seja, não têm data para começo, meio e fim. O material como um todo está disponível na plataforma. O aluno pode começar e terminar sua participação no seu ritmo. A Unicamp já atingiu mais de 16 mil alunos visitantes nos dois primeiros cursos: Processamento Digital de Sinais – Amostragem e Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor.

Coursera
A plataforma de ensino on-line do Coursera conta com 15 milhões de usuários no mundo, sendo 600 mil no Brasil. Os interessados podem procurar on-line entre mais de 1.000 cursos ofertados pelas melhores instituições de ensino do mundo, como Yale, Stanford, Princeton, Universidade de Genebra, Universidade Autônoma de Barcelona, Universidade de Londres, Universidade de Michigan, entre outras. Os alunos podem assistir a videoaulas, fazer testes interativos, avaliar o trabalho dos seus colegas e interagir com os demais alunos e professores.