Unicamp oferece treinamento de
comunicação científica em inglês

24/08/2015 - 10:31

/
Dinâmica de grupo durante treinamento

Dinâmica de grupo durante treinamento

Jodi Nelson, instrutora em inglês

Jodi Nelson, instrutora em inglês

Heloísa Fimiani, do British Council

Heloísa Fimiani, do British Council

Professora Eleonora Albano

Professora Eleonora Albano

Sete docentes e 13 doutorandos participaram de um treinamento em comunicação científica realizado inteiramente em inglês nas dependências Instituto de Economia (IE) na última sexta-feira (21). O curso teve início no dia 19 e resultou de um edital lançado pelo British Council, mediante o Fundo Newton, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A Unicamp foi a primeira experiência de treinamento no Estado de São Paulo. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) serão as próximas.

Heloísa Fimiani, do British Council, conta que o projeto piloto, anterior ao curso realizado na Unicamp, foi desenvolvido com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e com mais 20 fundações de pesquisa e universidades. “O objetivo é colaborar para aumentar o impacto da produção científica no exterior”, revela.

Um dos diferenciais desse curso, comenta a professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Eleonora Cavalcante Albano, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), é que se trata de uma iniciativa inédita voltada especificamente à área de Humanas. “Em geral o que notamos é que os cursos normalmente são mais dirigidos à área de Ciências Naturais ou à área de Tecnológicas", justifica.  

O doutorando Igor Johansen, do Programa de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), mostrou-se entusiasmado com o curso. “Tivemos um enfoque interessante e com novas possibilidades de comunicação. Também foi positivo o contato com a professora, que é nativa”, afirma. Igor informa que, com a ajuda do treinamento, já está preparando um trabalho para enviar para a Conferência da Population Association of America (PAA). “Vejo que estou conseguindo melhorar o trabalho.”

A instrutora norte-americana Jodi Nelson reconhece que está sendo muito especial oferecer treinamentos no Brasil. Segundo ela, os alunos daqui realizam o curso com grande disposição e interesse. “Vejo que o treinamento impacta a vida das pessoas. A ideia é essa mesma: que os acadêmicos consigam inserir a sua pesquisa no cenário internacional”, relata.

De acordo com o professor José Marcos Pinto da Cunha, assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), essa foi uma experiência muito bem-sucedida que propiciou aos seus participantes mais uma oportunidade de aprendizado e de evolução na língua inglesa. “Esse é um esforço que a CGU faz para dar condições dos participantes construírem aqui a cultura da publicação”, diz. Ele atenta que não basta a tradução de um artigo para o inglês. É preciso comunicar adequadamente, com a melhor linguagem e saber o melhor periódico para publicar determinado artigo. "O curso ajuda a organizar o trabalhoso processo da escrita”, salienta. “Agora que já traçamos um perfil dos participantes, já sabemos qual é o público com quem trabalhar em eventos futuros."

José Marcos também aproveitou para enfatizar que o Espaço da Escrita, que organizou a iniciativa, tem atuado não apenas em atividades de traduções. De acordo com ele, o órgão tem procurado organizar cursos, workshops e treinamentos, além de fornecer dicas importantes aos pesquisadores da Unicamp. O treinamento em comunicação científica foi apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

Comentários

Olá, parabéns pelo Projeto e iniciativa do Grupo em colaborar com algo tão importante para os alunos. Sou mestranda no Instituto de Biologia e gostaria de receber informações sobre cursos futuros, pois tenho muito interesse em participar. Obrigada e novamente meus Parabéns! Att, Amanda

Email: 
amanda_sponton@yahoo.com.br