Banco de Talentos da Extecamp
completa 3 anos e será ampliado

06/08/2015 - 14:40

Jacqueline Rodrigues e Pedro Carvalho, da Extecamp

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) comemora três anos de criação do seu Banco de Talentos, serviço de recrutamento de profissionais, totalmente gratuito, que permite às empresas cadastrar vagas de emprego oferecidas aos alunos dos cursos de extensão e especialização. O Banco de Talentos, que no primeiro ano de funcionamento tinha 51 empresas cadastradas e 2.225 alunos ativos no sistema, agora soma mais de 100 empresas de variados portes – inclusive públicas – e mais de 1.000 alunos que responderam às vagas. 

O sistema é totalmente online, automatizado e dinâmico, baseado no cruzamento de duas informações essenciais: o perfil do profissional desejado pela empresa e o conhecimento adquirido pelo aluno em cursos de extensão e especialização nas unidades da Unicamp. “A empresa especifica o perfil para determinada vaga e a ferramenta faz uma busca automática entre os alunos efetivamente matriculados nos cursos de extensão”, explica Pedro Emerson de Carvalho, diretor associado da Extecamp. “O diferencial do Banco de Talentos, além da gratuidade, é a garantia para a empresa quanto à qualificação do profissional, uma vez que está matriculado em nosso curso.” 

Jacqueline Rodrigues, da área de Comunicação Visual e Mídia, adianta que agora para agosto, mês de criação do Banco de Talentos, estão sendo preparadas novas ferramentas para facilitar a navegação, bem como ações de divulgação através da mídia especializada, tudo para ampliar o alcance do programa. “Ainda temos um potencial muito grande, pois a quantidade de alunos ativos ultrapassa a marca dos 5 mil – o objetivo é que todos possam se cadastrar. A veiculação em órgãos de classe já tem ajudado a ampliar essa margem de empresas e candidatos.” 

Segundo Pedro Carvalho outra proposta é concentrar os esforços de divulgação de oportunidades de emprego por meio de um sistema mais amplo da Universidade. “Atualmente, são várias as portas de entrada para os interessados, que podem procurar diretamente o instituto ou faculdade, o Serviço de Apoio ao Estudante ou a Extecamp. A ideia é criar uma única porta para que empresa e aluno obtenham todas as informações, e que as unidades também nos procurem, pois embora o programa esteja centrado nos alunos de extensão, boa parte deles frequenta cursos regulares da Universidade.” 

O Banco de Talentos foi idealizado pelo professor Miguel Juan Bacic, diretor da Extecamp, que já atua na área de pequenas e médias empresas no Instituto de Economia (IE) e sabe do esforço que as empresas despendem na busca por contratações (incluindo gastos com a publicação de anúncios e processos seletivos) e da dificuldade em encontrar candidatos com as qualificações necessárias. “Como a Extecamp possui uma média de 8 mil formados por ano, a ideia foi criar uma ferramenta para que as empresas disponibilizassem suas vagas diretamente a esses profissionais.”