Novo material de
comunicação é apresentado

04/08/2015 - 16:17

/
Vídeo institucional legendado em cinco idiomas

Vídeo institucional legendado em cinco idiomas

Luís Cortez coordenou os trabalhos pela Vreri

Luís Cortez coordenou os trabalhos pela Vreri

Reitor recebe diploma com assinatura digital

Reitor recebe diploma com assinatura digital

Convidados avaliam material impresso

Convidados avaliam material impresso

O novo material de comunicação institucional da Unicamp, resultado de meses de trabalho de dezenas profissionais, foi divulgado em reunião presidida pelo reitor José Tadeu Jorge na tarde de segunda-feira, na sala do Conselho Universitário (Consu). A presença dos pró-reitores e de dirigentes e funcionários de unidades e órgãos levou o reitor a acrescentar dois anúncios igualmente importantes à programação: a modernização do processo de emissão de diplomas de graduação e pós-graduação, agora com assinaturas digitais; e o lançamento do site Unicamp Ano 50, com o anúncio das atividades já confirmadas para a comemoração que vai durar um ano, de 5 de outubro próximo até 5 de outubro de 2016. 

O material de comunicação institucional consiste de uma revista geral da Unicamp (em português e inglês), acrescida de uma lâmina gráfica contendo informações de um instituto, faculdade ou centro e núcleo de pesquisa; um vídeo institucional com legendas em cinco idiomas (português, inglês, francês, espanhol e mandarim – e brevemente em italiano, alemão e russo); um pen drive contendo a revista geral com todas as lâminas gráficas e o vídeo; um mapa atualizado e estilizado do campus de Barão Geraldo; e um cartão de visitas padronizado. 

O trabalho foi coordenado pela Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri), que também participou da produção juntamente com a Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) e a Rádio e TV Unicamp (RTV). “É um trabalho de fôlego executado por muitas pessoas, que preenche lacunas na comunicação institucional da Universidade, inova em alguns pontos e nos prepara para melhor acolhimento das pessoas externas, transmitindo a sensação de orgulho de professores, funcionários e estudantes em mostrar o que construímos ao longo de quase 50 anos”, elogiou Tadeu Jorge. 

O professor Luís Augusto Cortez, vice-reitor de Relações Internacionais, lembrou que a nova comunicação institucional atende a um pedido feito pelo reitor logo que assumiu em sua segunda gestão, sobre a produção de um material condizente com a reputação da Unicamp. “Estamos recebendo até 300 visitas de outras instituições por ano. A filosofia de comunicação segue a lógica do plano de gestão do professor Tadeu Jorge, que busca a descentralização das ações da Universidade. O exemplo está no próprio formato da revista, que traz um conteúdo geral e depois uma lâmina gráfica de cada unidade, devidamente avaliada e corrigida por todos os diretores para expressar seus interesses, de forma democrática.” 

Samuel Rocha de Oliveira, diretor da RTV, disse que o envolvimento do órgão com o material impresso (já disponível na página da Vreri) se deu na parte de computação gráfica, um trabalho complexo que exigiu centenas de releituras dos textos elaborados por jornalistas especializados, visando aos ajustes finos. Adageisa Rodrigues, do Departamento de Design Gráfico, disse que o recado recebido da coordenação foi de produzir um material que o visitante não "esquecesse” no hotel. 

O vídeo institucional da Unicamp foi apresentado por Amarildo Carnicel, diretor associado de RTV, que manifestou a mesma preocupação de despertar e manter o interesse do espectador, passando a mensagem num tempo curto. “É um vídeo de aproximadamente cinco minutos, divididos em cinco partes. A primeira com dados históricos da Universidade e sua importância no contexto nacional e internacional, e depois abordando pesquisa e inovação, ensino, relações com a sociedade e a abertura da nossa instituição para o mundo. Como produzir um vídeo é muito custoso, optamos pela colocação de legendas, o que permite atualizá-lo sem necessariamente mudar as imagens.” 

Diplomação digital 

O processo de emissão dos diplomas com assinatura digital foi conduzido pela Diretoria Acadêmica (DAC), mas em amplo trabalho em equipe com vários órgãos. “Este projeto de assinatura eletrônica é um exemplo do que chamamos de governança corporativa de TI, um trabalho transversal com um conjunto de órgãos da Universidade. Vamos começar distribuindo os diplomas para os formandos da graduação e pós-graduação e, na sequência, por determinação da Reitoria, trabalharemos para estender o processo a outros tipos de certificados, como de pós-graduação lato sensu e de extensão universitária.” 

Antonio Faggiani, coordenador da DAC, tinha um motivo especial para se alegrar com a modernização do processo, pois é obrigado a cerca de 16 mil assinaturas por ano, e entregou um diploma assinado digitalmente ao reitor Tadeu Jorge – que, por sua vez, reservou para a ocasião um diploma de papel que assinou manual e simbolicamente. “São cinco mil formandos por ano, havendo a necessidade de várias assinaturas em cada diploma, mais os certificados internacionais”, observou o reitor. “Estamos no século 21 e era preciso encontrar uma maneira legal e adequada de assinar tantos documentos eletronicamente.” 

Site Ano 50 

A professora Ítala D’Ottaviano, que está à frente da comissão organizadora das atividades comemorativas aos 50 Anos da Unicamp, aproveitou a reunião para lançar o site alusivo ao marco histórico. Embora ainda em construção, no site Unicamp Ano 50 já é possível navegar pela história da instituição, informar-se sobre o andamento dos trabalhos nas diversas subcomissões organizadoras – captação de recursos, cerimonial, comunicação e eventos, eventos artísticos e culturais, eventos científico-acadêmicos e produções, logística e memória – bem como participar com sugestões e propostas de projetos. 

Ítala D’Ottaviano esclarece que a comissão é constituída por funcionários administrativos e docentes de várias áreas e que algumas atividades já foram aprovadas e programadas, como a solenidade de abertura das comemorações, em 5 de outubro deste ano, destacando-se um concertato com a Orquestra Sinfônica da Unicamp e o grupo Lume, numa produção inovadora. No mesmo dia será aberta uma exposição histórica e lançados pelo menos sete livros (de uma série de 50) pela Editora da Unicamp. No correr do ano comemorativo serão promovidos maratonas culturais e colóquios.