Blog: ex-alunos da Feagri criam
vídeos sobre linhas de pesquisa

04/08/2015 - 11:00

Blog Inteliagro

Todos eles são da turma de 2007 da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. Todos têm em comum o gosto pela linguagem. Juntos eles criaram um blog no ano passado batizado Inteliagro, que já teve mais de 51 mil acessos. O grupo agora está disponibilizando alguns vídeos – Minuto Inteliagro –, que têm atraído a atenção dos internautas. A ideia é levar ao ar um vídeo por semana mostrando entrevistas com professores da Feagri nas quais falam sobre suas linhas de pesquisa. São, de certa forma, um chamariz para os alunos de graduação que pretendem cursar a pós-graduação e para os alunos que pretendem ingressar nesta faculdade. 

O novo blog registra mais de 1.000 visitas por semana, desde que entrou no ar, em março do ano passado. Começou embrionariamente através de conversas dos ex-alunos da Feagri. Eles continuaram com o hábito de se reunir após a formatura. Dessas reuniões, eles perceberam que os assuntos ali emergentes eram muito interessantes e deveriam ficar ali registrados. Surgiu então o blog com o compromisso de trazer temas do cotidiano profissional com os conceitos absorvidos na faculdade. 

As matérias são publicadas todas as segundas, quartas e sextas-feitas, falando de aplicações de sensoriamento remoto, irrigação, logística, máquinas agrícolas, pesquisa de mercado e atualidades do agronegócio. Segundo Daniel Duft, que desenvolveu a plataforma, o agronegócio no Brasil movimenta 1/3 do PIB do país. Logo, o tema é de grande valor e instiga muita curiosidade. “Estabelecemos uma linguagem de fácil acesso mas com conteúdo relevante”, garante ele. “Quisemos nos colocar à disposição das pessoas para esclarecermos dúvidas.” 

Compôem a equipe do blog os colunistas (ex-alunos) Tomás Schneider, André Ghiraldini, Daniele Holzhausen, Felipe Antoniazi, Marcel Cristofoletti, Marcos Okuno, além de Daniel Duft. No momento, o grupo planeja ampliar esses minutos e realizar um apanhado do que ocorre na vida agrícola e fornecer um resumo semanal. O nome Inteliagro, diz Daniel, surgiu da concepção de “inteligência agrícola”. Ele explica que, com o aumento no número de interessados pelas informações contidas no blog, que vai pela linha de tendências e inovação, no futuro já se estuda a possibilidade de criar um portal.