Vestibular 2016 amplia bônus

03/08/2015 - 14:01

Luís Alberto Magna e Edmundo Capelas

Lançamento do Vestibular 2016

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2016 começaram nesta segunda-feira, 3 de agosto, às 9h00. Apenas uma hora depois já havia 250 inscritos, conforme divulgou a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), durante a cerimônia no Conselho Universitário (Consu) que marcou a abertura do concurso de vagas da Universidade. O pró-reitor de Graduação, Luís Alberto Magna, e o coordenador executivo da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira, explicaram as mudanças para esta edição do Vestibular. A principal delas foi o aumento da pontuação do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social  (PAAIS) da Unicamp, que passará a valer já na primeira fase.

As mudanças foram aprovadas após um estudo realizado pela comissão e estabelecem a adição de 60 pontos às notas da primeira fase do Vestibular, para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública, e mais 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o período integralmente na rede pública. Antes, o bônus valia apenas na segunda fase.  Os candidatos que passarem para a segunda fase e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública contarão com mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Aqueles aprovados que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública contarão com mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.

A meta da Comvest é que no Vestibular de 2017 a metade do número de estudantes aprovados tenha sido beneficiada pelo PAAIS, 35% destes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. “Os estudos demonstram que haverá um aumento significativo na proporção de alunos aprovados na primeira fase com essa bonificação já incidente, de tal forma que, na segunda fase, com uma proporção maior nos originários de escola pública e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, possamos aumentar significativamente a proporção desse contingente entre os alunos dos cursos de graduação”, afirmou Luís Alberto Magna. De acordo ainda com o pró-reitor, os dados das simulações com base nos resultados obtidos no Vestibular de 2015, indicam que já no Vestibular 2016 a Unicamp deverá chegar muito próximo da meta prevista.

Outra novidade do Vestibular 2016 é que no Estado de São Paulo a Unicamp vai aplicar as provas em cinco novas cidades: Araçatuba, Avaré, Franca, Guaratinguetá e Osasco (as duas últimas receberão apenas a primeira fase), totalizando agora 25 cidades no Estado nas quais haverá provas. Os candidatos com deficiência poderão fazer o Vestibular em mais uma cidade: Ribeirão Preto, além de São Paulo e Campinas.

Outra mudança refere-se ao aumento do limite máximo de candidatos convocados para a segunda fase em cursos de alta demanda, com 200 ou mais candidatos por vaga. Nesses cursos, o limite será de dez vezes o número de vagas do curso. Antes esse índice era de oito vezes o número de vagas. Os limites para os demais cursos permanecem os mesmos (nos cursos com até 100 candidatos por vaga, o limite de convocação para a segunda fase será de no máximo seis vezes o número de vagas e nos cursos com concorrência entre 100 e 199, será de no máximo oito vezes o número de vagas).

Para evitar que existam vagas ociosas, a Unicamp irá mandar um email para os estudantes após a matrícula da terceira chamada, para que façam a declaração de interesse pelas vagas. “Esse ano infelizmente tivemos vagas ociosas, inclusive em cursos como Odontologia, e decidimos, por meio do conselho deliberativo, que seria melhor intervir junto aos alunos para que não sobrem vagas”, afirmou Edmundo Capelas.

As inscrições para o Vestibular 2016 poderão ser feitas até o dia 3 de setembro (às 23h59min), exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest. São oferecidas 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deverá ser paga até dia 4 de setembro. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta e impressão na página eletrônica. A primeira fase será realizada dia 22 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2016. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 24 a 28 de setembro). Para os demais cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 25 a 28 de janeiro de 2016.