Fórum busca novo olhar multidisciplinar
de ensino e aprendizagem na Educação

03/08/2015 - 09:08

Qual é o papel da Tecnologia na sala de aula? De que forma a Comunicação e a Arte podem colaborar para motivar alunos e professores na sala de aula? Como usar as notícias da mídia em suas diferentes plataformas para complementar os conteúdos programáticos, numa perspectiva crítica e cidadã? Como construir coletivamente o conhecimento a partir da realidade local, com olhar regional, nacional e mundial? Questões desta natureza estarão presentes nos debates do Fórum da Unicamp sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, que tem como tema central “Educação, Tecnologia, Arte e Comunicação: em busca de um novo olhar multidisciplinar de ensino e aprendizagem”. O evento acontece no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, no dia 6 de agosto, das 9h00 às 17h00. 

A iniciativa do Fórum é do Grupo de Pesquisa Mídia e Educação  (Labjor/Unicamp),  em parceira com o Núcleo de Informática Aplicado à Educação (Nied/Unicamp) e o Instituto de Artes (IA) da Unicamp). A conferência de abertura, “Educação e Tecnologias Digitais”, às 9h00, será realizada pela pesquisadora do USP, Vani Kenski. Em seguida, às 10h45, acontecerá a mesa-redonda: “Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação”, com reflexões teórico-práticas e à tarde, às 14hs, a mesa-redonda: “Educação, Comunicação e Artes”, com relatos de experiência. O Fórum será transmitido ao vivo pela TV Unicamp. Para se inscrever e obter mais informações, acesse o site.

Novos olhares na Educação?  
A área de Educação pressupõe diálogos permanentes com diferentes saberes e, particularmente com as áreas de Comunicação, Educação, Tecnologias Educacionais e Arte. A complexidade do conhecimento e o amplo acesso a informações no mundo moderno exigem, cada vez mais, repensar a Educação numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar. Neste sentido, o Fórum pretende refletir sobre a integração desses saberes para a leitura critica do mundo e de novas formas de apropriação de conteúdos transversais nas escolas. A ideia é aproximar as áreas de Educação, Comunicação, Arte e a Informática Educacional, consideradas essenciais para repensar a Educação. Além disso, promover a melhoria do ensino, numa perspectiva critica e cidadã.

Este Fórum pretende, portanto, a partir de práticas de ensino e experiências de pesquisas com saberes múltiplos, lançar novos desafios para repensar o processo educativo, de forma dialógica e autônoma. As práticas pedagógicas baseadas em Investigação, no uso de experiências criativas de Arte-Educação, das Tecnologias de Informação e Comunicação e na utilização da Mídia na Escola, tem se revelado como recursos fundamentais no processo de construção do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distância. A proposta é debater a filosofia, as vertentes teóricas e praticas pedagógicas utilizadas por professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.  

Os organizadores do Fórum são os pesquisadores João Vilhete Viegas D’Abreu (NIED); Graça Caldas (Labjor/Nudecri/IEL/Unicamp); Vera Regina Toledo Camargo (Labjor/Nudecri/IEL/Unicamp) e Ariane Porto Costa Rimoli (IA/Unicamp).