Unicamp recebe
exposições e
espetáculos do
Corredor Cultural

31/07/2015 - 12:37

Carmen Lúcia e Margareth Junqueira, da CDC

A Unicamp recebe, nos seus espaços culturais, durante o segundo semestre deste ano, exposições, workshops, palestras e espetáculos, de artistas pertencentes a outras instituições de ensino superior da região sudeste. Artistas da Unicamp também farão circular seus produtos culturais em espaços de outras Universidades. Esta circulação faz parte do projeto Corredor Cultural Sudeste, que visa estimular a difusão de projetos artísticos e culturais produzidos em universidades públicas e institutos federais da região Sudeste. 

Entre as atrações já programadas na Unicamp estão a exposição de aquarelas Crepúsculos, do artista plástico Norberto Stori, professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A abertura da exposição será no dia 7 de agosto, às 19 horas, no Espaço de Arte do Centro de Convenções (CDC) da Unicamp, e estará aberta à visitação até o dia 28 deste mês. 

Em seguida, as obras seguem para a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Elas ficarão expostas de 8 a 30 de setembro. Ainda como parte do projeto, Norberto Stori realizará duas palestras sobre o tema “Aquarela: do tradicional ao contemporâneo”, ambas no dia 18 de agosto, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara), às 10h00; e no Instituto de Artes (IA), às 14h30.

Também com a curadoria do professor Stori, três de suas alunas no programa de pós-graduação da Universidade Mackenzie, em São Paulo, apresentarão Três visões em aquarela. As obras das artistas plásticas Fátima Lourenço, Graciela Wakizaka e Marilu Queiroz ficarão expostas, a partir do dia 4 de agosto, no Espaço de Arte do Cis-Guanabara. A abertura acontece às 20h00, com a apresentação do Duo São Paulo, formado pelos músicos Franco Galvão e Matheu Crippa, ambos alunos IA e se selecionados Programa Aluno Artista do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp. No dia 25 de agosto, no Cis-Guanabara, as três artistas plásticas ministrarão um workshop de aquarelas. 

Haverá ainda curso sobre Práticas e processos em produção cultural, ministrado por professores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos dias 11 e 12 de agosto. O curso acontecerá durante a Semana da Produção promovida pela Visarte, empresa júnior do Instituto de Artes da Unicamp. O Espaço Cultural Casa do Lago receberá atrações para o Domingo no Lago no dia 6 de setembro, também como parte do Corredor Cultural. 

A primeira apresentação da Unicamp em outras universidades será a exposição Palavra+Imagem, organizada pelas professoras Lúcia Fonseca e Sylvia Furegatti, do IA. O evento será aberto no dia 22 de agosto no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia.

Sobre o projeto
O projeto Corredor Cultural Sudeste foi criado pela Diretoria de Cultura do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste). A Unicamp, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), participa desde o início das discussões sobre a implementação do projeto. 

Serviço:

CREPÚSCULOS
A cada dia, milhares de pessoas ao redor do mundo param por alguns instantes suas atividades rotineiras para observarem um dos mais belos espetáculos da natureza, e que, para nossa sorte, acontece todos os dias. Evento que para alguns é digno de tanta admiração, e para tantos outros tão corriqueiro a ponto de passar despercebido, o pôr-do-sol foi a inspiração que o artista plástico paulistano Norberto Stori usou para produzir sua série "Crepúsculos", que poderá ser vista em espaços da Unicamp nos meses de julho e agosto.

Com muitas luzes e reflexos, as aquarelas de Stori nos sugerem um voo panorâmico no lusco-fusco do entardecer. Em grandes formatos, e com contrastantes e coloridas aguadas, suas obras objetivam questionar os cânones tradicionais da técnica da aquarela, oferecendo-nos um belo espetáculo de contrastes multicoloridos. Norberto é graduado em Desenho e Plástica pela Faculdade de Comunicação e Artes da FAAP e Mestre e Doutor em Comunicação e Artes pelo Mackenzie. Atualmente, além de artista plástico, atua como livre-docente do Instituto de Artes da Unesp e docente do programa de pós-graduação em artes do Mackenzie, ambas em São Paulo.

Artista: Norberto Stori
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Abertura: 07 de agosto de 2015, 19h
Visitação: de 07 a 28 de agosto de 2015
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Local: Saguão da Faculdade de Odondologia de Piracicaba
Visitação: de 08 a 30 de setembro de 2015 Horário de visitação: segunda a sexta-feira, as 09h às 20h

PALESTRA "AQUARELA: DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO"
Local: Estação Guanabara - Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo - Campinas/ SP
Palestrante: Norberto Stori
Data: 18 de agosto de 2015
Horário: 10h às 11h

TRÊS VISÕES EM AQUARELA
No princípio, parecem manchas espalhadas ao acaso; cores fortes, quentes; contrastes que saltam aos nossos olhos. Depois de um olhar mais atento, paisagens tomam forma no papel poroso; encostas, árvores, praias, sombras.

Essa é a sensação que o público terá ao avistar as aquarelas de Fátima Lourenço, que estarão na exposição "Três Visões em Aquarela", que a artista plástica traz para a região de Campinas junto com Marilu Queiroz e Graciela Wakizaka.

EXPOSIÇÃO: TRÊS VISÕES EM AQUARELA
Local: Estação Guanabara - Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo - Campinas/ SP
Abertura: 04 de agosto de 2015, 20h
Visitação: até 26 de agosto de 2015
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 09h às 17h

Local: Saguão da Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Visitação: de 10 de novembro a 03 de dezembro 
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, as 09h às 20h

PALESTRA "AQUARELA: DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO"
Palestrante: Norberto Stori
Local: Estação Guanabara

Data: 18 de agosto de 2015
Horário: 10h às 11h

WORKSHOP DE AQUARELA
Oficineiras: Fátima Lourenço, Graciela Wakizaka e Marilu Queiroz
Local: Estação Guanabara
Data: 25 de agosto de 2015
Horário: 14h30 às 16h30

DUO SÃO PAULO
O Duo São Paulo apresenta para dueto de violões um repertório baseado na contribuição de dois grandes violonistas brasileiros – Raphael Rabello e Yamandu Costa –, trazendo ao público dois dos elementos mais fundamentais da música popular: o acompanhamento e o solo. Para isto, serão selecionadas e estudadas músicas que compõem os discos que estes músicos gravaram em formato de Dueto. Entre eles, cita-se um álbum de Raphael Rabello com Paulo Moura e outro com Dino 7 Cordas, ou então Yamandu Costa com Dominguinhos e outro com Valter 7 Cordas.