Ciência e ditadura em
mais um Pesquisa em Pauta

31/07/2015 - 08:11

“Pesquisa em Pauta”, programa produzido  pela RTV Unicamp, apresenta uma pesquisa realizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. O professor Pedro Paulo Funari (IFCH), entrevista Patrícia Cristina Bertozzo, que pesquisou sobre a ciência e a ditadura no papel feminino de Betty Meggers.

No ano de 1964 a democracia brasileira sofreu um grande revés com o golpe militar, desde então o governo passou a controlar diversos setores, entre eles a Arqueologia. Como parte de seu discurso desenvolvimentista criou em parceria com o Instituto Smithsonian o PRONAPA (Projeto Nacional de Pesquisa Arqueológica). Visando o desenvolvimento da Arqueologia Brasileira, o Instituto Smithsonian enviou para o Brasil pesquisadores como o casal Betty Meggers e Cliffor Evans. Meggers obteve um grande destaque no período com suas pesquisas, ficando conhecida como “mãe da Amazônia”, devido aos seus estudos realizados ao Norte do país.

Este trabalho visa compreender as relações diretas entre a ciência e a política, a relação entre arqueologia realizada pelo PRONAPA e o discurso de progresso e desenvolvimento dos militares, e também, pontuar o papel feminino de Betty Meggers dentro do PRONAPA e da ciência brasileira, em um momento delicado no que diz a respeito à política e a liberdade.  Veja mais no link