Ampliando perspectivas,
programa recebe alunos

30/07/2015 - 16:08

Sônia Galhardo, de 59 anos, mostra com orgulho os movimentos dos seus dois ombros recém-operados. A rotina intensa do trabalho em salão de beleza provocou o rompimento dos dois tendões que fazem a conexão dos músculos ao osso. “Após a cirurgia, os médicos disseram que eu ficaria com apenas 70% dos movimentos nos ombros. E veja: estou conseguindo mexer normal, estou com 100% de movimento. E o meu braço tem até parafuso”, conta. Sônia atribui parte de sua recuperação ao Programa UniversIDADE, que oferece, gratuitamente, quase 100 atividades relacionadas a artes, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda para pessoas da meia idade e terceira idade, acima dos 50 anos. 
Sônia Galhardo mostrando os movimentos recuperados
“Não dá pra você imaginar como este programa está sendo bom pra mim. Eu estava desanimada porque sempre fui muito ativa e trabalhei muito. E quando tive que parar e fiquei sabendo que não teria os movimentos totais foi muito triste e duro. Com aulas de consciência corporal, ginástica e alongamento fui recuperando os movimentos. Participo desde o início do programa. Fiquei sabendo pela televisão e me inscrevi já no dia seguinte. E trouxe meu marido para participar também!”, revela. 
Recepção aos participantes
Sônia e mais 350 alunos do Programa foram recepcionados na manhã desta quinta-feira (30) no Espaço Cultural Casa do Lago para o início das atividades do segundo semestre. O UniversIDADE, que é desenvolvido pela Reitoria da Unicamp, disponibilizou 2,8 mil vagas em atividades para a população. “Nos seis primeiros meses desse programa eu pude presenciar diversas situações em que as atividades desenvolvidas mudaram a vida de algumas pessoas. Nós já temos, por exemplo, grupos de amigos que passaram a se reunir toda semana por conta dos encontros realizados aqui. Portanto, este convívio social que o programa tem possibilitado é a prova de que esta iniciativa tem dado muito certo”, afirma Alice Helena De Danielli, coordenadora-executiva do UniversIDADE. 
Alice Helena De Danielli, coordenadora-executiva do UniversIDADE
Para a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Maria Pastore, a iniciativa, recente, já pode ser considerada um sucesso. A pró-reitora, que inclusive ministra uma oficina sobre alimentação no programa, agradeceu o apoio dos órgãos envolvidos e ressaltou “o ânimo e entusiasmo, tanto dos participantes, como daqueles que fazem o programa acontecer.”
A pró-reitora Gláucia Pastore, no centro
Brincando com o público presente, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, observou que “não gosta da expressão ‘melhor idade’”, normalmente empregada para caracterizar os grupos de meia idade e terceira idade. “O nosso desafio é que toda a idade seja a melhor. Eu acho que, seja com dois, quatro, trinta ou oitenta anos, temos que viver a melhor idade sempre”, estimulou. Após a recepção, os alunos participaram do circuito saúde, com atividades relacionadas à qualidade de vida. Eles almoçaram no restaurante universitário e acompanharam apresentações musicais. 

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários

Isabel Cristina Araújo Floriano, coordenadora associada do UniversIDADE

Comentários

Novos horizontes!!!

Email: 
tiago.biasoli@reitoria.unicamp.br

Quero dar os parabéns à Leninha por idealizar tão nobre projeto, à Bel pelo empenho e dedicação nas providências e atendimento aos alunos e equipe, ao reitor, Profº Tadeu e à todos os demais colaboradores que ajudaram a tornar realidade, um programa que tem como objetivo, melhorar a qualidade de vida de seus alunos. Um grande abraço à todos!!!

Email: 
fatimafa@unicamp.br

Bela iniciativa da Unicamp. Passo para fazer uma sugestão: inserir a possibilidade para deficientes auditivos, especialmente aqueles com surdez severa. Os deficientes auditivos acabam excluídos de oportunidades excelentes como esta, entre outras. Deficientes auditivos acabam excluídos inclusive de simples programação de tvs, pois a maioria não possui a possibilidade de legendas na programação.

Sucesso para vocês, sempre!

Marlene Simarelli

Email: 
marlene@artcomassessoria.com.br