Sociedade Brasileira de Computação
premia trabalhos da Unicamp

29/07/2015 - 11:31

Os dois pesquisadores premiados: Lehilton (à direita) e Tiago (à esquerda)

A Unicamp teve dois trabalhos premiados no 28º Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Recife, Pernambuco, entre 20 e 23 de julho.  As duas teses de doutorado foram desenvolvidas no Instituto de Computação (IC). O primeiro lugar foi para a pesquisa desenvolvida por Lehilton Lelis Chaves Pedrosa, orientada pelo docente Flávio Miyazawa. O segundo lugar ficou com Tiago José de Carvalho, orientado por Anderson Rocha e Hélio Pedrini. O concurso escolhe as melhores teses e dissertações da área no país, concluídas, defendidas e aprovadas em 2014.

Segundo informações da instituição, as teses e dissertações que concorreram foram avaliadas de acordo com os resultados científicos e tecnológicos já gerados e também por seu potencial de impacto na sociedade. O IC é recordista na premiação tendo acumulados 15 prêmios no concurso, praticamente o dobro do segundo colocado, informou o docente Rodolfo Jardim de Azevedo do departamento de Sistemas de Computação.

O vencedor do primeiro prêmio, Lehilton Pedrosa, desenvolveu técnicas para resolver problemas de empresas que lidam com questões de otimização como as de logística, companhias de telecomunicação, etc. Estas empresas precisam de soluções que envolvem localização de instalações, controle de estoques e empacotamento, por exemplo.

Os algoritmos fornecem sequências de operações que produzem os resultados. “São problemas para os quais não são conhecidos e provavelmente não existirão algoritmos rápidos para a obtenção de soluções ótimas nos computadores atuais, nem em qualquer computador que vier a ser feito com base no atual modelo de computação”, detalhou o autor.

A tese seguiu a abordagem de algoritmos de aproximação, disciplina que se dedica, de acordo com Lehilton, a estudar matematicamente problemas de otimização combinatória com o objetivo de obter soluções garantidamente boas e rápidas. “Se não podemos resolver os problemas de maneira ótima, um algoritmo de aproximação obtém uma solução garantidamente boa dentro de um fator de aproximação. A tese apresenta vários algoritmos e fatores de aproximação para diversos problemas e, para vários deles, foram obtidos os melhores fatores de aproximação conhecidos”.

A tese mostrou que é possível obter soluções boas de forma rápida, como por exemplo, o discreto aumento na altura de caixas, para um problema de empacotamento que pretende a utilização de um menor número possível de caixas.

Vários pesquisadores tanto da Unicamp quanto de instituições externas colaboraram com o trabalho. Entre 2010 e 2012, os trabalhos foram realizados no Laboratório de Otimização Combinatória (LOCO) do IC. Entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014 foi realizado um estágio de pesquisa no Centre for Discrete Mathematics and its Applications (DIMAP), na Universidade de Warwick, no Reino Unido, sob a supervisão do professor Maxim Sviridenko, coorientador da tese.

Detecção de imagens falsificadas
O outro trabalho premiado no concurso trata do desenvolvimento de técnicas para detectar falsificações em imagens digitais. “Com os avanços nas técnicas de processamento de imagens e computação gráfica, manipular imagens tornou-se mais fácil do que nunca, permitindo que pessoas sejam capazes de criar novas realidades em minutos”, observa o orientador da tese de Tiago Carvalho, o professor Anderson Rocha.

A tese buscou desenvolver métodos que evidenciam inconsistências de iluminação encontradas em uma imagem. “O primeiro método apresentado explora o reflexo da luz nos olhos para estimar as posições da fonte de luz e do observador da cena. A segunda e a terceira abordagens apresentadas, exploram um fenômeno que ocorre com as cores, denominado metamerismo, o qual descreve o fato de que duas cores podem aparentar similaridade quando iluminadas por uma fonte de luz, mas podem parecer totalmente diferentes quando iluminadas por outra fonte de luz”, assinala o docente.

Por fim, a última abordagem baseia-se, de acordo com Rocha, “na interação com o usuário que deve inserir normais 3-D em objetos suspeitos da imagem de modo a permitir um cálculo mais preciso da posição 3-D da fonte de luz na imagem”. As abordagens são importantes contribuições para a comunidade forense e representam uma poderosa ferramenta contra falsificações de imagens. O trabalho do grupo coordenado pelo professor já foi destacado pelo Jornal da Unicamp.

A pesquisa premiada foi coorientada pelo professor Hélio Pedrini, também do IC e teve a colaboração do docente Hany Farid do Dartmouth College, nos Estados Unidos, durante seis meses.