RTV: Pesquisa em Pauta aborda
reforma da instrução pública

28/07/2015 - 10:38

Esta edição do “Pesquisa em Pauta”, programa produzido  pela RTV Unicamp, apresenta uma tese de doutorado defendida este ano, na Faculdade de Educação. O professor José Luís Sanfelice, da Faculdade de Educação, entrevista a pesquisadora Dra. Lidiany Cristina de Oliveira, também da Faculdade de Educação, que pesquisou sobre a reforma da instrução pública paulista de 1892, bem como seus conflitos e disputas.

O Estado começa a se responsabilizar pela educação pública no final do século XIX. A reforma da instrução pública, considerada a Grande Reforma, aconteceu em São Paulo, em 1892, e acabou por incentivar esse mesmo tipo de mudança em outros estados federativos. Apesar de a reforma ter sido abordada pelos historiadores como um projeto homogêneo, ao se analisar documentos da época percebe-se que, na verdade, dentro da grande reforma, aconteceram muitas disputas e conflitos.

A pesquisa realizada pela Dr. Lidiany tem como objetivo conhecer e explanar os diversos jogos de interesse e conflitos que aconteceram na reforma da instrução pública paulista. Veja mais no link