Química em Ação reúne 70

Mesa com autoridades

Pâmela Sanches: 'química além da teoria'

Miguel Calebi: 'tirar proveito ao máximo'

Os 70 estudantes das escolas públicas de Ensino Médio de Campinas e região que vão participar do Programa Química em Ação, da Unicamp, foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (27), durante evento de abertura da iniciativa. Até o final da semana, eles irão participar de diversas atividades com o objetivo de aproximá-los de uma química mais prática e associada ao cotidiano. Serão realizados experimentos supervisionados por monitores e docentes da Unicamp. Os participantes também farão uma excursão ao Museu da Língua Portuguesa e à Fundação Catavento Cultural, em São Paulo. O Programa é promovido desde 2009 pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp.

“Além do envolvimento dos nossos funcionários, docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, gostaria de destacar a motivação e animação destes jovens estudantes que ‘perdem’ uma semana de suas férias para fazer química. E, apesar de toda a mistificação ruim em torno da química, eles estão com muitas expectativas boas em torno das atividades. E nós esperamos poder superá-las”, ressaltou a coordenadora do programa, a professora Adriana Vitorino Rossi.

O pró-reitor de Graduação da Unicamp, Luís Alberto Magna, deu boas-vindas aos estudantes e afirmou que será uma grande satisfação recebê-los, no futuro, como alunos da Unicamp. “É uma satisfação participar desta atividade já tradicional do Instituto de Química. Certamente, nós da Unicamp esperamos que todos vocês, participantes do Química em Ação, se tornem, no futuro, alunos desta Universidade, o que nós dará orgulho e prazer. Convido a todos que aproveitem bastante as atividades que serão desenvolvidas durante esta semana.”

O diretor associado do Instituto de Química, Carlos Henrique Inácio Ramos, agradeceu o esforço da organização do Programa, destacando o “apoio dos órgãos da Reitoria, dos funcionários do IQ, docentes e estudantes.” Também participaram da solenidade, os representantes das diretorias de ensino Campinas Oeste, Antônio Admir Schiavo; e Campinas Leste, Iolanda Soldatti.

A química para além da teoria
Descobrir a química para além da teoria é a expectativa da estudante Pâmela Francine Procópio Sanches, da Escola Estadual Professora Maria do Carmo Ricci Von Zuben, de Vinhedo (SP). “Quando se trata de uma matéria escolar, o melhor para aprender não é somente estudar a teoria, mas tentar entender como essa matéria funciona realmente no nosso dia-a-dia, na prática, com experimentos e atividades.” O seu colega Miguel Calebi, da Escola Professor Dr. Norberto de Souza Pinto, de Campinas, quer “tirar proveito, ao máximo, dos experimentos. Minha expectativa é que as atividades sejam bastante interativas, de modo que eu possa aprender bastante.”