Seminário sobre ‘consciência animal’ traz
Philip Low com sua Declaração de Cambridge

23/07/2015 - 13:23

“Consciência animal: implicações éticas e práticas” é o tema do seminário que acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h30, na sala PB-16 do Clico Básico da Unicamp. A palestra de abertura será concedida por Philip Low, neurologista pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e docente da Universidade de Chicago e do Instituto Salk de Estudos Biológicos, na Califórnia. O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp e é organizado pela doutora Maria Castellano, que foi pesquisadora do Coeduca (Coletivo Educador Ambiental de Campinas) e hoje atua na organização não governamental Garoa Cultural e no espaço vegano Como?. 

Philip Low é o autor da impactante “Declaração de Cambridge sobre a Consciência em Animais Humanos e Não Humanos”, assinada por 25 especialistas de renome internacional, afirmando que os humanos não são os únicos a possuir os substratos neurológicos que geram a consciência. Segundo o documento, os animais não humanos, como todos os mamíferos, aves e muitas outras criaturas, inclusive polvos, também possuem esses substratos neurológicos: são seres “sencientes”, ou seja, capazes de sentir dor, frio, estresse, prazer e felicidade, não podendo ser tratados como “coisas”. 

Os outros palestrantes são Paula Brüger, docente do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Observatório de Justiça Ecológica; Thales Tréz, docente do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e presidente do Instituto de Promoção e Pesquisa para Substituição da Experimentação Animal (Instituto 1R); e Nádia Farage, docente do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e membro do GT de análise das práticas correntes de uso de animais em atividades de ensino e pesquisa da Universidade.