entre Unicamp
de York recebe
inscrições

22/07/2015 - 15:08

Angélica Cristina Torresin (Vreri), Fabio Trindade Maranhão Costa (IB) e Raquel Gomes Hatamoto (IB)

Alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp podem se inscrever até o dia 31 de julho para um curso de duas semanas de duração, no formato de Workshop multidisciplinar, sobre sustentabilidade e aspectos culturais do Brasil. Trata-se do primeiro workshop entre a Unicamp e a Universidade de York, do Reino Unido. O objetivo do curso de curta duração realizado na Unicamp é promover a internacionalização e a integração entre os alunos das duas universidades. São oferecidas 20 vagas para estudantes da Unicamp e 18 para graduandos da University of York, que já foram selecionados.

O curso, gratuito, será ministrado em inglês entre 17 e 28 de agosto por docentes da Unicamp, envolvendo três áreas: História e Cultura Brasileira; Brasil e Economia Global; e Ciência e Administração Sustentável de Recursos. A iniciativa é promovida pela Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), em parceria com o Instituto de Biologia (IB).

Para se candidatar o aluno precisa estar regularmente matriculado, não apresentar mais do que 12 créditos de reprovação em disciplinas, ter CRP (Coeficiente de Rendimento Padronizado) maior ou igual -0,15 e possuir conhecimento da língua inglesa. O formulário de inscrição deve ser preenchido e encaminhado para o e-mail: internationalofficeib@unicamp.br. Veja o edital.

Para o docente Fabio Trindade Maranhão Costa, coordenador de ações internacionais do IB e responsável pelo curso, o ambiente será muito propício ao intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes dos dois países. “Este Workshop não é direcionado somente aos alunos da biologia. É um curso amplo sobre a temática da sustentabilidade, que tem alta relevância mundial atualmente. Haverá também tópicos sobre os aspectos culturais do Brasil, que acreditamos ser de muito interesse para os alunos visitantes”, informa.

O docente acrescenta que cursos de curta duração, como este, podem abrir muitas perspectivas do ponto de vista da internacionalização, seja para os participantes ou para as próprias instituições envolvidas. “Cria-se uma atmosfera internacional. Com isso, nós podemos ter, por exemplo, um aluno da Universidade de York que se interesse pela Unicamp, comece a fazer pesquisa aqui e se torne, futuramente, um docente. O contrário com os nossos alunos também pode acontecer.”

A Universidade de York informou que tem realizado cursos de curta duração para possibilitar uma experiência cultural e acadêmica internacional aos alunos que não podem participar de um programa de intercâmbio mais longo.  Já foram realizados cursos em parceria com universidades Norte Americanas, Sul Africanas e Chinesas. Esta é a primeira parceria envolvendo uma universidade da América Latina.