Unicamp recebe, dia 2 de agosto, rodada do
Campeonato Paulista de Futebol Americano

22/07/2015 - 07:50

Equipe Eucalyptus

A equipe de futebol americano Eucalyptus da Unicamp terá como próximo desafio mais uma etapa do Campeonato Paulista de Flag Football da APFA (Associação Pró-Futebol Americano). No mesmo dia, 2 de agosto, três jogos acontecem na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Serão Lençóis Paulista Readers x Silver Knights (de São Paulo-Capital), às 10 horas; Guaçu Snake's River (de Mogi Guaçu) x Brokenstones (também de São Paulo Capital), às 13 horas; e a Unicamp Eucalyptus x Ufabc Green Reapers (de Santo André), às 15 horas. O campeonato é disputado por 21 equipes de diversas cidades.

Segundo o presidente da equipe Eucalyptus, Rafael Barbosa Silva Folgarolli, aluno da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), o campeonato iniciou no mês de maio e a equipe da Unicamp já jogou nas cidades de Mogi Guaçu e São Carlos, vencendo a equipe de Mogi Guaçu.

A expectativa de Rafael é que a equipe Eucalyptus consiga se classificar para as finais, visto que esse é o primeiro ano que a equipe toma parte do campeonato paulista. A Eucalyptus da Unicamp foi criada em 2011 e foi quem fundou a Liga Universitária de Futebol Americano no Brasil. Está treinando atualmente com 50 atletas de vários institutos e faculdades da Universidade no Ginásio da FEF e no Parque Taquaral. São dois treinos por semana. O treinador é o aluno da FEF Luciano Ferraz. “Quem tiver interesse, nossa equipe está com as portas abertas para receber novos componentes, que podem ser alunos e funcionários”, comenta Rafael.

O futebol americano é uma modalidade que surgiu de uma variação do rugby , que tem em alta medida a capacidade tática, a velocidade, a agilidade e a força bruta dos jogadores. Flag Football é uma versão do Futebol Americano. As regras básicas do Flag são similares as do jogo profissional mas, em vez de derrubar o jogador com a bola ao chão, o defensor deve retirar uma fita (Flag) para parar a tentativa. Nas jogadas, os jogadores usam um cinto, onde as duas flags são presas por um velcro. A Flag foi desenvolvida para minimizar lesões, bem como baratear a prática do esporte, já que os equipamentos acabam sendo caros. Mais sobre a equipe Eucalyptus no Facebook.