Unicamp aperfeiçoa
iluminação do campus

15/07/2015 - 15:40

A Prefeitura Universitária da Unicamp acaba de concluir um programa de aperfeiçoamento da iluminação do campus de Barão Geraldo, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1,64 milhão. Em 120 dias, foram substituídos 3.300 pontos de iluminação, compreendendo o conjunto formado por braços, luminárias, lâmpadas e reatores. Além de aumentar a segurança da comunidade interna e visitantes, a medida também trará economia para a conta de energia elétrica da Universidade, estimada em 100 mil kw/h ao mês.

O vice-prefeito Moacyr Trindade de Oliveira Andrade afirma que a Prefeitura Universitária mantém equipes que executam tarefas rotineiras de manutenção do sistema de iluminação do campus. Esse trabalho, porém, foi intensificado nos últimos meses, dentro do contexto do programa Campus Tranquilo, que atua em várias frentes com o objetivo de aumentar a segurança nos campi da Unicamp.

“Nós promovemos uma ação coordenada que envolveu a Divisão de Meio Ambiente, o Serviço de Vigilância e a Divisão de Sistemas. Todas as áreas atuaram conjuntamente, no sentido de identificar os pontos que precisavam ter a iluminação aprimorada”, explica o professor. “Nós levamos em consideração, entre outros aspectos, se a vegetação atrapalhava essa iluminação ou as câmeras de monitoramento. Em caso positivo, nós promovíamos a adequação. Isso foi importante porque exigiu um número reduzido de podas”, completa Lauro dos Santos, técnico da Divisão de Meio Ambiente.

Segundo o engenheiro eletricista Rafael Carillo, da Divisão de Sistemas, após o trabalho o nível de iluminação do campus melhorou, considerando que foram utilizados materiais mais eficientes. “Temos recebido um retorno muito positivo da comunidade interna, que já percebeu essa melhoria”, diz. Carillo acrescenta que a ação permitiu que fosse realizada a padronização dos materiais, como a utilização de lâmpadas de vapor de sódio de 250W. Antes, a potência e características técnicas eram variadas. “Essa alteração proporcionará uma economia de energia em torno de 100 mil kw/h ao mês”, estima.

A questão da iluminação, aponta Donizete Fregolon, supervisor do Serviço de Vigilância, é muito importante para ampliar a segurança da comunidade interna e visitantes. “Além de contribuir para inibir as ações criminosas, a iluminação adequada também favorece o convívio entre as pessoas”, observa. Conforme o vice-prefeito, o único ponto que ainda merece atenção por parte da Prefeitura é o estacionamento do Hospital de Clínicas (HC).

O local, de acordo com o professor, precisa de algumas adequações. “Esse ponto não está sob nossa responsabilidade, mas já estamos conversando com a superintendência do HC para dar ao hospital todo o suporte necessário para promovermos as alterações necessárias”, adianta.