Atletas de Wushu da FEF conquistam
11 dos 16 ouros do Pan-Americano

15/07/2015 - 11:42

Equipe brasileira de Wushu brilha no Pan-Americano

Cinco atletas do Centro de Estudos de Artes Marciais Chinesas (CEAMC), que atua no curso de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp desde 1996, conquistaram nada menos que 11 das 16 medalhas de ouro, além de uma de prata e uma de bronze do I Campeonato Pan-Americano de Wushu Tradicional e Taijiquan. A competição realizada entre 8 e 12 de julho, em Santo André (SP), reuniu mais de 300 atletas vindos de países dos três subcontinentes americanos. 

A equipe brasileira, que treina regularmente no Ginásio da FEF, competiu com 15 atletas em categorias diversas, consolidando seu domínio no Pan-Americano com 14 das 16 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata (do total de 16) e cinco de bronze (do total de 10). Os cinco medalhistas da FEF/CEAMC são: Tania Emi Sakanaka (2 de ouro em duas modalidades); Kazuko Sakata Hayakawa (3 de ouro); Krysna de Camargo Pereira (2 de ouro e 1 de prata); Samuel Ribeiro dos Santos Neto (1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze); e Cecília T. Mizuki (1 de ouro em grupo). 

Os técnicos do Brasil foram o professor Paulo Sakanaka (Instituto de Física da Unicamp) e Vilma Kurihara, respectivamente diretor e vice-diretora do Departamento de Internos da Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu. O Campeonato Pan-Americano, que será promovido regularmente a cada dois anos, teve sua primeira edição organizada pela Pan American Wushu Federation, sob a orientação da International Wushu Federation, que está subordinada ao International Olympic Committee. 

Segundo Paulo Sakanada, a equipe brasileira apresentou uma melhora apreciável nos últimos dois anos, o que atribui a uma interação intensa com professores chineses que têm oferecido cursos tanto aqui no Brasil como no exterior. “Também contribuiu para esta melhora o reconhecimento dos nossos atletas de que os treinamentos devem ter orientação técnica específica sobre a dinâmica dos movimentos, a aplicação da força e potência, a harmonia e musicalidade das evoluções. Mas, na verdade, ainda estamos longe de nos tornarmos competitivos com as equipes orientais. Ainda há muito estudo, trabalho e persistência para o futuro.” 

Wushu é uma arte marcial milenar chinesa que ficou conhecida popularmente no ocidente por Kung Fu, com vários estilos amplamente praticados na China e no exterior. Na década de 1950, com o objetivo de torná-lo um esporte olímpico, o Wushu passou por uma reorganização e padronização total, sob a supervisão de uma comissão de grandes mestres e de professores das universidades de educação física. A versão moderna consiste de movimentos técnicos de vários estilos de Kung Fu, baseados tanto em princípios de defesa e ataque, como buscando um equilíbrio físico e mental. 

Já o Centro de Estudos de Artes Marciais Chinesas (CEAMC) atua no curso de extensão de Kungfu/Wushu da FEF, que a cada semestre envolve o aluno em exercícios de níveis progressivos, como pulos acrobáticos, defesas pessoais, formas de mãos livres individuais avançadas e formas combinadas com dois ou mais atletas. Em níveis avançados, os alunos aprendem modalidades com bastão, facão, espada, lança e outras armas. No nível alto do Wushu está o desenvolvimento de competições para campeonatos internacionais, em especial para os Jogos Olímpicos.