Zigomar Menezes de Souza
é empossado diretor da Feagri

14/07/2015 - 11:43

/
Zigomar Menezes de Souza toma posse

Zigomar Menezes de Souza toma posse

Tadeu Jorge preside mesa da cerimônia

Tadeu Jorge preside mesa da cerimônia

Convidados lotam o anfiteatro da Feagri

Convidados lotam o anfiteatro da Feagri

O professor Zigomar Menezes de Souza é o novo diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) para o período 2015-2019, tendo como diretor associado o professor Angel Pontin Garcia. Ambos sucedem os professores José Teixeira Filho e Daniella Jorge de Moura. A concorrida cerimônia de posse, presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, aconteceu na tarde de segunda-feira, no anfiteatro da unidade. [veja vídeo produzido pela RTV)

Zigomar de Souza afirmou que o olhar sobre o passado de 30 anos da Feagri e de 40 anos da criação do curso de engenharia agrícola deu a ele e a seu associado a coragem necessária para enfrentar e vencer novos desafios, visando projetar uma faculdade ainda melhor para o futuro. “É uma nova gestão, são novos tempos e um olhar de renovação é fundamental. Ingressei como professor em agosto de 2006 e minha carreira é relativamente curta, mas intensa. Chegamos promovendo uma parceria entre a experiência e a juventude, buscando a oxigenação de ideias e propostas.” 

Na opinião do novo diretor da Feagri, atualmente tem-se dado muita atenção ao que é imediato e urgente, e menos para o que vem à frente. “Isso faz com que todos se esforcem o tempo todo para cumprir metas muito curtas, o que estressa a comunidade. A luta pelo estabelecimento de relações de trabalho mais saudáveis tem que ser constante. Tendo em vista que as regras formais que regulam o trabalho docente hoje apontam para uma publicitação do trabalho e para a produtividade entre pares, nossa gestão deve criar mecanismos que sirvam de anteparo a esses processos.” 

O reitor José Tadeu Jorge, que dirigiu a Feagri de 1987 a 1991, lembrou que sua geração era tida como de “um bando de inconsequentes” e que hoje a unidade figura como destaque da área em inúmeros rankings de universidades. “Tudo isso se deve ao esforço e dedicação de um conjunto de pessoas que compuseram a Feagri. O professor Zigomar, ao dizer que a renovação é bastante necessária e pode dar espaço para ancorarmos a relação com a sociedade, o planejamento e o olhar mais para o futuro do que para o imediatismo, mostra que essa nova geração pode repetir o sucesso do ‘bando de inconsequentes’.” 

A respeito do futuro da unidade, Tadeu Jorge anunciou um convênio, ainda a ser detalhado, envolvendo agentes da área agrícola em toda a Região Metropolitana de Campinas – Unicamp, IAC, Ital, Embrapa, Techno Park, Prefeitura de Campinas, Ciatec e secretarias do governo do Estado. “Batizado de Agropolo Campinas, é um arranjo institucional nos moldes da Montpellier Agropolis, ideia que vinha tentando trazer para cá desde que a conheci em 1988. O convênio pode significar um impulso extraordinário em termos de trabalho colaborativo para produzir conhecimento novo, com transformações importantes para a sociedade, e vai envolver muito a Feagri.” 

José Teixeira Filho, que deixa a direção, aproveitou seu discurso para agradecer nominalmente a todos os membros da comunidade da Feagri, docentes e não docentes, e explanar sobre o papel do professor na formação dos jovens diante de um novo mundo de possibilidades, que exige um profissional capaz de pensar e agir de maneira mais dinâmica e eficaz. Antes da cerimônia, fez um breve balanço de sua gestão ao lado da professora Daniella Moura, destacando a criação de uma sala de estudos disponível 24 horas e aberta aos alunos de segunda a segunda, além da reestruturação de equipes administrativas que antes enfrentavam dificuldades de atuação. 

O professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Unicamp, lembrou a advertência do reitor Tadeu Jorge de que o cargo de diretor de unidade é o mais difícil da Universidade, mas garantiu a Zigomar de Souza e Angel Garcia todo o apoio da administração central para que vençam os desafios que delinearam em seu programa de gestão, inclusive para a criação de um curso noturno, demanda bastante antiga da Feagri.