Fernando Hashimoto toma
posse na direção do IA

13/07/2015 - 10:28

Os professores Fernando Augusto de Almeida Hashimoto e Grácia Maria Navarro tomaram posse, na tarde de quarta-feira (8), como diretor e diretora-associada do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, em substituição a Esdras Rodrigues Silva e Anna Paula Silva Gouveia. Os novos gestores cumprem mandato até julho de 2019. A sessão solene de posse, realizada no auditório do IA, foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge e contou com a presença do coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta. Também assistiram à solenidade, professores, estudantes e funcionários da Universidade. Vídeo

Ao falar sobre os quatro anos em que esteve à frente da diretoria daquela unidade de ensino e pesquisa, Esdras Silva destacou a colaboração que teve de professores, funcionários e estudantes, bem como da Administração Central. O docente afirmou que sua gestão procurou identificar os pontos fortes e fracos do IA, de modo a consolidá-lo institucionalmente, bem como as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Esdras Silva relacionou alguns dos avanços conquistados ao longo do quadriênio, como a revisão do currículo da graduação; a reconfiguração de setores ligados à administração, de modo que estes passassem a atender a unidade como um todo; a recomposição de parte do quadro de recursos humanos e a implantação da intranet. “Todo o trabalho foi feito em favor do desenvolvimento de uma identidade forte e duradora do IA”, afirmou.

Ao se pronunciar como novo diretor, Fernando Hashimoto agradeceu à comunidade do Instituto pela confiança depositada no programa que elaborou em conjunto com Grácia Navarro. “Representar o IA é assunto sério, de extrema responsabilidade”, considerou. Fernando Hashimoto pontuou a história exitosa da Unidade e destacou diversos nomes que contribuíram para a sua construção.

Entre os desafios que espera superar, conforme o novo diretor do IA, está dotar a Unidade de maior infraestrutura, avançar em relação à reposição de recursos humanos e dar maior visibilidade, inclusive no âmbito da própria Unicamp, da significativa produtividade do Instituto. “Vamos procurar ser mais ativos e buscar mais a Administração Central. Queremos uma gestão participativa, profícua e que promova um salto de qualidade em nossas atividades."

O coordenador-geral da Unicamp disse ter sido testemunha dos avanços obtidos pelo IA ao longo dos últimos quatro anos. Alvaro Crósta afirmou que o Instituto “exerce papel de destaque na cena cultural e artística do país." Ainda de acordo com ele, a Administração Superior continuará comprometida com o Instituto, com o objetivo de fazer com que sua história siga evoluindo.

O reitor Tadeu Jorge também reconheceu o destacado trabalho realizado pelos professores Esdras Silva e Anna Paula Gouveia, tanto no âmbito do IA quanto no plano mais geral da Unicamp.  Aos diretores que haviam acabado de tomar posse, o reitor colocou a Administração Central à disposição de ambos, para ajudá-los no planejamento e na execução das propostas de gestão. “A Reitoria tem obrigação de reconhecer essas propostas como manifestação de desejo da comunidade do Instituto." Ao final da solenidade de posse, Fernando Hashimoto, que é professor de percussão, participou da apresentação de duas peças musicais.