RTV exibe documentário
sobre a Banda do Leme

07/07/2015 - 11:05

A partir da história de Bruno, um menino de 12 anos, o documentário A Nossa Banda resgata mais de um século de atividade da Corporação Musical Maestro Ângelo Cosentino, banda fundada em 1899, na cidade de Leme, interior de São Paulo. Esse é o mote dessa edição do RTV-Doc, programa produzido pela RTV-Unicamp a partir de trabalhos realizados por membros da comunidade acadêmica.

Fenômeno típico do século XIX, as bandas começaram a desaparecer a partir da segunda metade do século XX, com dificuldades para conseguir novos adeptos e novos espaços.  No entanto, enquanto muitas delas desapareceram, a de Leme resistiu. A Nossa Banda traz o depoimento de várias gerações ligadas a esse importante patrimônio cultural, que em mais de 100 anos de existência ininterrupta, tem formado uma legião de músicos e dado mais vida à praça, todos os domingos. Entre os diretores desse trabalho está Janaína Welle, mestranda vinculada ao Instituto de Artes  (IA) da Unicamp. (Assista ao documentário)

A proposta do RTV-Doc é exibir documentários e curtas-metragens produzidos por professores, alunos, funcionários e pesquisadores que integram a comunidade universitária da Unicamp, possibilitando, assim, dar maior visibilidade a trabalhos de qualidade que, não raro, têm veiculação restrita. A ideia é mostrar produções oriundas das diferentes áreas do conhecimento além dos muros da universidade, proporcionando o acesso a um público mais amplo.

Os interessados podem submeter seus trabalhos acompanhados de uma proposta contendo: a) título do documentário; b) resumo da obra; c) nome do autor, vínculo profissional/institucional, e-mail e telefone de contato. Os documentários, independentemente da data de produção, desde que tenham um caráter atemporal, serão avaliados por uma comissão interna que levará em consideração, além do tema, aspectos técnicos da produção, incluindo qualidade de som, de imagem, roteiro e edição.

Os programas selecionados integrarão a grade da RTV-Unicamp no Canal Universitário de Campinas (Canal 10 da NET ). Além de integrar a grade de programação, os trabalhos estarão disponíveis no site da RTV e na Cameraweb. Os interessados em submeter propostas deverão enviar uma cópia em DVD para a RTV-Unicamp (Av. Albert Einstein, 901). Mais informações pelo e-mail: divulga@rtv.unicamp.br.