Congresso de Extensão está com

07/07/2015 - 12:01

Marcos Luders, Ana Lúcia e Sandro Tonso

Professor Sandro Tonso

O 2º Congresso de Extensão AUGM (Associação de Universidades Grupo Montevidéu), que vai ocorrer de 9 a 12 de outubro no Centro de Convenções da Unicamp e no Ciclo Básico 2, está com inscrições abertas até 31 de julho com desconto de 25 reais. Neste ano, o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) estão patrocinando juntos 100 bolsas para funcionários que irão apresentar trabalhos no congresso. Os 100 primeiros inscritos serão contemplados com bolsas integrais. Também alunos de graduação e de pós-graduação da Unicamp estarão isentos da taxa de inscrição. O prazo final para quem for apresentar trabalhos é 30 de agosto. As inscrições devem ser feitas on-line.

“Estamos esperando cerca de 500 participantes de fora do país. Ao todo, são aguardadas 1.000 pessoas, oriundas de seis países. Trata-se de um evento internacional envolvendo a AUGM, que engloba 11 universidades brasileiras e 33 universidades da América do Sul. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp é a anfitriã do evento e a Unicamp o estará sediando", relata Marcus Luders, da assessoria da Preac.

A ideia da AUGM é dar visibilidade a alguns projetos de extensão com empresas, governos e ONGs, que são realizados no Brasil e nos países que participam desse consórcio de universidades, conta o professor Sandro Tonso, assessor da Preac. "O objetivo é mostrar o potencial que a nossa Universidade e as outras da AUGM têm de integrar o trabalho de extensão com as suas pesquisas e com a formação dos alunoa. Certamente fazemos pesquisa em extensão", garante o professor Sandro Tonso. "O problema é que as pessoas não reconhecem isso. Em grande número, fazemos pesquisas em diálogo com a comunidade, conhecendo o que ela sabe e aprendendo com ela e ensinando para ela."

De acordo com o docente, a Preac, por exemplo, tem diversos projetos. “Se pensarmos no edital de extensão, aprovamos de 25 a 30 projetos por ano. Se pensarmos no Programa de Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC), existem de cinco a seis projetos de maior fôlego. Se pensarmos na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), temos programas e vários projetos de ação comunitária, como o curso pré-vestibulinho do Centro Estudantil e Social de Convivência (Cescon). Na Casa do Lago, temos atividades sendo realizadas por meio de oficinas, apresentação de cinema, de teatro, de música. No CIS-Guanabara, temos a rede de agroecologia, projetos de teatro, economia solidária e o centro de tecnologia social", elenca.

Segundo Marcus Luders, um dos pontos altos do congresso será a abordagem da visão de extensão que as universidades brasileiras têm. "A nossa extensão é mais ampla: sinaliza as expertises da Universidade para a comunidade, independentemente dela ser carente ou não, e recebe a experiência da comunidade. Fazemos uma ação de extensão e o retorno vem como conhecimento para a nossa instituição”. Mais sobre o evento.